GERAL

Mulheres paraibanas realizam Parada das Mulheres neste 8 de março

8 de marçoCom o intuito de realizar um ato público neste 8 de março, mulheres de todo o Estado farão na próxima quarta a ‘Parada das Mulheres’. Este será o primeiro dia internacional da mulher pós golpe no Brasil e o evento pretende chamar a atenção da sociedade para várias demandas políticas pautadas mundialmente pelas mulheres.

O ato acontecerá a partir das 7h da manha no Ponto de Cem Reis. Antes disso, a partir das 5h da manhã, as atividades já serão iniciadas com a realização de panfletagem coordenada pelas mulheres trabalhadoras da limpeza urbana.

A “Parada de Mulheres” é parte de uma convocatória global para uma Greve Internacional de Mulheres, chamada por ativistas de todo o mundo, em especial pelas mulheres argentinas e pelas norte-americanas Nancy Fraser e Angela Davis. O movimento ganhou adesão de vários lugares do globo e grandes atos já estão confirmados em cerca de 40 países. Aqui no Brasil, mulheres de várias cidades têm se reunido em assembleias e se preparado para a Greve neste 8 de março.

A Greve Internacional de Mulheres tem como proposta central a ideia de convocar todas as mulheres do globo para paralisarem suas atividades onde estiverem, seja nos postos de trabalho, nas fábricas, ou mesmo em casa (interrompendo o trabalho doméstico).

O movimento se organiza em torno de importantes pautas políticas (contra os avanços neoliberais, contra as políticas antimigração e pela garantia de direitos sociais, como é o caso da luta contra a reforma da previdência aqui no Brasil) e pautas específicas para a luta das mulheres, como a luta contra a violência e a lgbtifobia, e em favor da descriminalização do aborto e dos direitos das mulheres negras e indígenas.

O movimento convoca as mulheres a aderirem ao movimento da maneira que puderem, seja através da paralisação, do engajamento na participação nos atos, do ativismo nas redes sociais ou mesmo da utilização de roupas e adereços simbólicos, especialmente de roupas de cor roxa ou lilás, que são as cores emblemáticas do movimento.

Além do ato na Capital, mulheres de outras cidades paraibanas também integrarão a Parada de Mulheres em suas regiões. Estão confirmados atos nas cidades de Alagoa Nova, Cajazeiras, Guarabira, Araçagi e Piancó, Pombal e Picuí.

WSCOM

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo