GERAL

MP pede que Arquidiocese seja condenada a indenização de R$ 286 mil

MP pede que ArquidioceseO Ministério Público da Paraíba (MPPB) manifestou parecer favorável à condenação da Arquidiocese da Paraíba ao pagamento de R$ 286 mil na forma de indenização por danos morais coletivos em processo que tramita no Tribunal de Justiça do Estado. A ação judicial é referente a abusos sexuais contra crianças que teriam sido cometidos por um padre no Agreste paraibano, há cerca de oito anos.

Ao Portal Correio, o procurador Herbert Douglas Targino, responsável pelo parecer do Ministério Público, disse que o padre – já falecido – teria feito dezenas de vítimas. A reportagem não citará o nome, nem a comarca onde foi iniciado o processo a pedido do representante do MPPB, que julgou prudência no sigilo.

Caberá a um desembargador do Tribunal de Justiça acompanhar ou não o parecer do Ministério Público. O procurador Herbert Targino considera que a condenação da Arquidiocese é necessária, uma vez que “a figura do sacerdote passava credibilidade e as famílias das vítimas confiavam”.

“Nesse contexto, nós pedimos a condenação da Arquidiocese, solidária responsavelmente, porque nós entendemos que a Igreja não pode se tornar imune às responsabilidades civis, aos danos causados pelo seu padre”, argumentou o procurador.

Para Herbert Targino, a Arquidiocese aceitar a sentença – caso o TJPB acompanhe o parecer do MPPB – revelaria “a grandeza da Igreja”. “Em pleno Século XXI, não podemos compactuar com esse tipo de comportamento [abusos sexuais]. O próprio Papa Francisco está tomando posições fortes com relação a isso. A responsabilidade da Igreja revela um gesto de altruísmo e de grandeza. E nada depõe contra o papel social importantíssimo da Igreja”, avaliou.

Mesmo após a decisão do TJPB, independentemente de qual seja ela, existe possibilidade de recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, segundo o procurador Herbert Targino, já decidiu por uma condenação em situação semelhante, em Umuarama, no Paraná.

A redação tentou contato com a Arquidiocese da Paraíba, mas foi informada que os assessores estavam em reunião.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo