ENTRETENIMENTO

Movimento Armorial será tema de Simpósio Ariano Suassuna a partir de hoje

Foto: Sérgio Ricardo/Arquivo /DIÁRIOPB

O 1º Simpósio Internacional Armorial Ariano Suassuna será iniciado hoje, 03.12, no Centro de Convenções de João Pessoa. A programação de abertura ocorrerá a partir das 18h, na sala 12 do pavilhão de exposições, em evento solene – cuja entrada é gratuita. Será realizado pela Universidade Federal da Paraíba e vai se estender até sexta feira – e inclui o lançamento, às 19h, a mostra Vestal, do artista visual Manuel Dantas Villar Suassuna, filho de Ariano, e a apresentação, às 19h30, do espetáculo Dom – A Gênese de Ariano Suassuna, do Grupo Poética Evocare em Expressões Culturais da UFPB. Ao longo do período estarão acontecendo conferências, mesas redondas, minicursos, oficinas e cafés culturais.

“O objetivo do evento é divulgar e resgatar o Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna nos anos 1970, para fomentar a autoestima e o desenvolvimento sustentável do território paraibano, a partir da literatura dele, em busca de ações afirmativas na interação de uma ecossocioeconomia do bem viver, marcando a memória e a continuidade da mossa história, identidade e processo de inovação”, disse para o Jornal A União a coordenadora geral do evento,a profa. Dra. da UFPB Suelma Moraes.

A professora Suelma Guilherme Cabral guipb_jornalista@hotmail.com Movimento Armorial será tema de evento a partir de terça-feira Edição: André Cananéa Editoração: Maradona Moraes comentou que um exemplo de ação de empreendedorismo na área do turismo cultural, que deverá ser implementada posteriormente, é o transporte de visitantes a locais na capital do Estado e em cidades do interior que são mencionados em obras de Ariano Suassuna.

“De João Pessoa, Ariano mencionou lugares como a Igreja de São Francisco e a Casa da Pólvora. De Cabedelo, a Fortaleza de Santa Catarina e, no interior, as cidades de Taperoá, Aparecida, e Teixeira até a Pedra do Reino, na divisa da Paraíba com Pernambuco. Ele também falou muito da arte rupestre, que pode ser visitada pelo interior do Estado. Neste ano, fizemos todo esse mapeamento dos locais, onde se pode implementar polos culturais e artísticos”, disse ela. A coordenadora-geral do Simpósio ainda ressaltou, dentro da programação, a realização da mostra Vestal, que reúne obras do artista visual Manuel Dantas Suassuna.

“São telas e painéis inéditos, que vão ocupar um espaço de 400 a 500 metros e que permanecerão à visitação do público até 20 de janeiro. São obras cujo fio condutor é de que o princípio é feminino, inspiradas na herança e na ancestralidade de Ariano”, disse a profª drª Suelma Moraes.

Durante o simpósio, a obra de Ariano Suassuna e o Movimento Armorial agregados à ecossocioeconomia serão temas de conferencistas, a exemplo da docente Idelette Muzart Fonseca dos Santos, professora emérita da Université Paris Nanterre; profº Dr. Arnaldo Saraiva (Universidade do Porto, em Portugal); Carlos Newton Júnior, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na área cultural, participarão o músico Antônio Madureira, integrante do Quinteto Armorial, o Quinteto Aralume e a atriz paraibana Zezita Matos. O Simpósio é realizado pela UFPB, por meio do Programa de Estudos e Pesquisas Armorial Ariano Suassuna (Pepas) e Projeto Ilumiara da Pedra do Reino como elemento de fruição para uma ecossocioeconomia do Movimento Armorial na Paraíba que a instituição desenvolve e que recebe patrocínio de uma Emenda Parlamentar do deputado Efraim Filho. “É importante ressaltar que esse projeto faz parte do projeto de extensão Prac-Coex dentro do plano estratégico de internacionalização. Queremos que a nossa identidade brasileira tenha visibilidade lá fora, e não o contrário”, comentou a professora Suelma Moraes.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo