Mostra de teatro começa neste final de semana em João Pessoa

MarteDeste sábado (7) até 14 deste mês acontece em João Pessoa a primeira edição da “Mostra de Artes Teatrais IIntegradas (Marte)”. A Mostra é realizada pela Associação de Atores Dupla Face e correalizado pelo Kinteto Produções Culturais, com apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 Com o objetivo de se inserir no roteiro das grandes Mostras Nacionais de Teatro que acontecem no Brasil, a Marte vem para promover a diversidade da produção de artes teatrais integradas e valorizar a produção artística brasileira.

A programação da Marte, que já começa neste sábado (7), além dos espetáculos, contação de histórias e outras ações, tem também uma série de oficinas e palestras. Na terça-feira (10) e quarta-feira (11), a partir das 8h, haverá a oficina Práticas Experimentais em Dança para a Dramaturgia em Tempo Real, do coletivo Cida (Coletivo Independente Dependente de Artistas). Ainda na terça-feira, a professora Nara Salles ministrará a palestra Hibridismos, às 14h. Na quarta-feira (11), às 8h, Leonardo Palma (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN) ministrará a oficina Composição da Personagem Drag: Construindo Uma Arte De Resistência, e, às 14h, acontecerá o debate Formação de Plateias – Pedagogia do Espectador. Na sexta-feira (13), às 8h, acontecerão mais duas oficinas: O Corpo Cômico, de Diocélio Barbosa (UFPB), e Elementais, de Marcelo Sousa (UFPB). Também na sexta-feira, às 14h, acontecerá o debate Teatro em Tempos de Crise.

 Os espetáculos selecionados para a Mostra são os potiguares do Grupo Carmin e seu recém-estreado “A invenção do Nordeste”; e do Coletivo Independente Dependente de Artistas (Cida), com uma residência de três solos: “História/Container”, “Etéreo” e “(Eu)Fêmea”; enquanto Goiás está representado pela Nalini Cia. de Dança, que apresentará sua coreografia “Anarthas”, assinada por ex-bailarina da Quasar Cia. de Dança; e os paraibanos do Quem Tem Boca é Pra Gritar (“Comédia com farinha”), do Ser Tão Teatro (“Alegria de náufragos”), do projeto Corpos de Saias (“No mundo da rua”), além do grupo Arretados Produções Artísticas (“Troca-se histórias por brincadeiras”), da Cia. Fuá de Terreiro (“Baile muderno”) e da Cia. dos Clownssicos (“Clownssicos – Uma velha história de amor”).

O evento será realizado em diversos locais e é dividido em cinco módulos: Teatro para a Infância e Juventude, com apresentações no Parque da Lagoa de ações voltadas para a contação de histórias, teatro, doações de livros, ações lúdicas e ecológicas; Teatro Adulto, com espetáculos variados, teatro, teatro-dança ou performance; Teatro na Escola, com ações de contação de histórias ou teatro de bonecos em dez escolas públicas de João Pessoa; Módulo Saberes da Arte, feita de ações de formação com oficinas e intercâmbio entre os grupos; e Módulo Ciclo de Debates, composto por três temas (Gêneros Dramáticos e Hibridismos Teatrais; Formação de Plateias: Pedagogia do espectador; e Novos Rumos do Teatro para a Infância e Juventude).

 Simultaneamente acontece a Marte Universitária, que pretende difundir a produção dos cursos de graduação e pós-graduação em Teatro e Artes em geral, e se divide nas seguintes categorias: Apresentações de Pesquisas; Apresentações/demonstrações Artísticas/Performance Art, Oficinas de processos criativos e treinamento do ator; e publicação de artigos/Revista Marte Universitária.

“Seja em teatros, escolas ou nas ruas da cidade, a Marte luta pela democratização e valorização das artes teatrais integradas levando-as a todas as esferas da sociedade”, afirma Cairé Andrade, assessora de Imprensa do evento.

A programação completa da mostra está disponível no site mostramarte.com/programacao(link is external).

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo