INTERNACIONAL

Morre Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro italiano

Empresário foi o político da Itália que mais se beneficiou da Operação Mãos Limpas, que destruiu o sistema político italiano

O político e empresário Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro italiano, faleceu hoje no Hospital San Raffaele, em Milão, onde estava internado desde sexta-feira, 9 de junho. O líder do partido Forza Italia e fundador da Mediaset tinha 86 anos. Berlusconi retornou ao San Raffaele na última sexta-feira, após uma longa internação de 45 dias, que havia terminado algumas semanas atrás, devido a uma pneumonia e uma forma de leucemia.

Silvio Berlusconi, o empresário italiano e ex-primeiro-ministro, foi uma das figuras políticas que se beneficiaram do escândalo Mãos Limpas (Mani Pulite) na Itália. A investigação Mãos Limpas, que ocorreu na década de 1990, foi uma operação anticorrupção que revelou ampla corrupção e suborno em todo o país, levando à queda de muitos políticos e partidos tradicionais.

Embora a investigação tenha desvendado uma rede generalizada de corrupção, muitos políticos foram indiciados e partidos políticos inteiros foram dissolvidos, Berlusconi conseguiu se posicionar como um “outsider” e se apresentou como uma nova opção política para o eleitorado italiano. Ele capitalizou a desilusão generalizada com os partidos políticos tradicionais, que foram abalados pelo escândalo.

Berlusconi era um empresário rico e bem-sucedido, proprietário de uma empresa de mídia chamada Mediaset, e conseguiu retratar-se como alguém de fora do establishment político corrupto. Ele usou sua imagem de empresário bem-sucedido para se apresentar como uma alternativa confiável e capaz de limpar a corrupção na política italiana.

Além disso, Berlusconi lançou seu próprio partido político, o Forza Italia, em 1994, aproveitando o vácuo deixado pelos partidos tradicionais que foram destruídos pela investigação Mãos Limpas. Ele promoveu sua plataforma política como um movimento pró-negócios e anti-establishment, atraindo eleitores insatisfeitos com a classe política tradicional.

O sucesso de Berlusconi pode ser atribuído a uma combinação de fatores, incluindo sua habilidade em se posicionar como um “salvador” da política italiana, sua capacidade de utilizar sua riqueza e influência para obter apoio, bem como a erosão da confiança do público nos partidos políticos tradicionais devido aos escândalos de corrupção.

No entanto, é importante ressaltar que Berlusconi também enfrentou suas próprias acusações de corrupção e enfrentou vários processos judiciais ao longo de sua carreira política. Apesar disso, ele conseguiu se manter no poder durante vários mandatos como primeiro-ministro e exerceu uma influência significativa na política italiana por muitos anos.
Em suma, Silvio Berlusconi se beneficiou do escândalo Mãos Limpas na Itália ao se apresentar como um “outsider” político e capitalizar a desilusão do público com os partidos políticos tradicionais. Sua habilidade em se posicionar como um empresário bem-sucedido e seu lançamento de um novo partido político permitiram-lhe conquistar apoio e se tornar uma figura dominante na política italiana.

Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo