Morre no Rio aos 62 anos, o jornalista Fernando Paulino

Fernando Paulino
Foto: Internet

É com uma tristeza imensa que lamento informar o falecimento jornalista Fernando Paulino, na manhã de hoje no Rio de Janeiro. Conheci Paulino no início da década de 1990 nas lutas sindicais da nossa categoria. Ativista do movimento negro e de cultura, Fernando sempre exerceu liderança nata entre os sindicalistas que atuavam nas empresas de comunicação, tendo sido por diversas vezes diretor do Sindicato dos Jornalistas.

jornalista Fernando Paulino2
Foto: Arquivo/Dalmo Oliveira

Profissionais do Rio de Janeiro. Fernando atuou também nos movimentos de oposição da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Atuando fortemente no movimento negro carioca, Fernando Paulino foi um dos idealizadores da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA). Fundador do Partido dos Trabalhadores, Paulino atuou ainda de maneira combativa nas lutas da Central Única dos Trabalhadores.

Estreitamos nossos laços de amizade depois que ele me convidou para ajudá-lo a organizar lançamento da biografia do sambista Zé Katimba na Paraíba. Solidário, afetuoso e dono de um texto primoroso, Fernando mantinha um vínculo orgânico e comunitário com os principais expoentes do samba carioca. Deixa para nós um legado exemplar de humildade, sensibilidade social e competência profissional. Que Orun o receba bem. Fernando Paulino, presente!!

DIÁRIO PB – por Dalmo Oliveira

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo