BRASIL

Morre Nilcea Freire, ex-ministra de Política para as Mulheres

247A ex-ministra de Política para as Mulheres do governo Lula, Nilcea Freire, morreu neste sábado (28) aos 66 anos. Ela lutava contra um câncer na cabeça. A ex-ministra foi responsável pela realização da Primeira Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que teve como um dos resultados o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

“Deixa uma lacuna na militância feminista brasileira”, diz a nota divulgada pelo PT do Rio.

Nilcea foi uma ativista política e social e dedicou-se ao feminismo. Foi a primeira mulher reitora de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro.

Ex-militante comunista, foi ameaçada por órgãos de repressão durante a ditadura militar brasileira e viveu exilada no México entre 1975 e 1977.

A ex-ministra das Mulheres no governo Dilma Rousseff Eleonora Menicucci publicou nota lamentando o falecimento de Nilcea Freire: “Hoje, 28/12, acabamos de perder nossa grande e guerreira amiga e companheira Nilcéa Freire, ex-ministra das Mulheres no governo do Presidente Lula”.

“Nilcea deixou um legado de Políticas Públicas para as Mulheres quando esteve à frente de nossa Secretária de Políticas para as Mulheres durante quase todo os dois mandatos do governo do presidente Lula. Nilcea lutava bravamente contra um câncer na cabeça. As mulheres brasileiras só têm a agradecer tudo que ela fez e o exemplo que ela nos deixa. Mulher de fibra, que lutou contra a ditadura civil militar, voltou do exílio e continuou sua luta como reitora da UERJ e depois como Ministra. Nilcea presente!!!”, prossegue a nota de Eleonora Menicucci.

O velório e despedida será na Capela Ecumênica da UERJ nesta segunda-feira, 30 de dezembro, às 10h.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo