MÚSICA

Morre João Donato, pioneiro da Bossa Nova, aos 88 anos

Multi-instrumentista havia sido internado na semana passada em um hospital no Rio de Janeiro devido a uma infecção pulmonar

Morreu, na madrugada desta segunda-feira (17), o pianista, compositor e arranjador João Donato, aos 88 anos Reconhecido por sua genialidade e parceiro musical de grandes expoentes da bossa nova, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto, o multi-instrumentista se destacou pela sua inventividade ao combinar, de forma singular, diferentes gêneros musicais, como jazz, samba e ritmos caribenhos.

Segundo o jornal O Globo, João Donato faleceu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Na última semana, ele foi internado em um hospital no Rio de Janeiro devido a uma infecção pulmonar. A notícia foi confirmada pela família do artista.

Considerado um “mestre mítico” pelos grandes nomes da música popular brasileira, João Donato estabeleceu parcerias célebres ao longo de sua carreira. Trabalhou com artistas renomados como Gilberto Gil, Nara Leão, Jards Macalé (com quem lançou recentemente o álbum “Síntese do lance”, em 2021), Tim Maia, Cazuza, Emílio Santiago, Marcelo D2, Angela Rô Rô e muitos outros. Seu primeiro disco, Chá Dançante, foi lançado pela Odeon em 1956, com direção musical de Tom Jobim.

DiarioPB com Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo