Morre a atriz e cantora Bibi Ferreira, aos 96 anos

Morre a atriz e cantora Bibi Ferreira
Foto: Reprodução

A atriz, cantora, compositora e diretora Bibi Ferreira morreu nesta quarta-feira, aos 96 anos, do coração. A notícia foi confirmada pela filha da cantora, Tina Ferreira. Ela deve ser cremada, como era seu desejo. Em setembro de 2018, Bibi Ferreira se despediu dos palcos, coisa que nunca imaginou na vida, dizia. Mas, ao explicar o afastamento do ofício, disse, em um breve comunicado no facebook: ”Entender a vida é ser inteligente”.

Bibi Ferrera era filha do ator e empresário teatral Procópio Ferreira com a bailarina argentina Abgail Izquierdo.

Bibi Ferreira nasceu num tempo em que ser ator não era status social aceitável nem sequer profissão regulamentada. Mas por ser filha de quem foi — da bailarina espanhola Aída Izquierdo e do ator Procópio Ferreira, um dos responsáveis pela profissionalização do ofício no país —, Bibi viveu e contribuiu para a passagem do então sub-ofício a uma profissão capaz de transformar artistas em semideuses da cena, em divindades vivas. E Bibi se tornou uma delas; ou melhor: a maior delas. Atuou com firmeza até os seus 96 anos, como um mito vivo, em atividade, e com plena consciência do que fez e do que ainda gostaria de ter feito:

— Eu tenho consciência de tudo o que eu fiz, tudo — disse em entrevista ao GLOBO, em janeiro de 2018. — Embora tenha começado profissionalmente com meu pai, entre 18 e 19 anos, lembro de dançar no Municipal do Rio, com 6 anos, de fazer o filme “Cidade mulher” (de Humberto Mauro) quando tinha 13, de ser ensaiada pelo Noel Rosa… Então são quase 90 anos no palco. E continuo fazendo.

E quando lhe perguntavam sobre aposentadoria, Bibi respondia:

— Eu me aposentar? Olha bem! Não penso nisso por três razões: estou muito bem, ia ficar tudo muito triste, e preciso trabalhar — disse ao completar 90 anos.

Apelidada de Bibi, Abigail Izquierdo Ferreira teria nascido em 1º de junho de 1922, no Rio, porém duas datas aparecem como referência de seu nascimento: seu pai falava em 4 de junho, e na certidão de nascimento consta 10 de junho. A atriz, por também não saber a data ao certo, passou a comemorar seu aniversário a cada dia 1º.

Seus pais, tios e avós viveram profundamente ligados ao circo e ao teatro. E foi no picadeiro familiar dos Irmãos Queirolo que Bibi surgiu pela primeira vez em cena, aos 24 dias, nos braços da madrinha, a atriz Abigail Maia, substituindo uma boneca de pano que havia sido perdida e que era utilizada numa cena da peça “Manhãs de sol”, de Oduvaldo Vianna, pai do também dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho. Depois, aos 3, Bibi passou a animar os entreatos das peças da Companhia Velasco, que sua mãe integrava depois de se separar de Procópio.

uma infância marcada por estudos de ópera, piano e violino, tendo participado do Corpo de Baile do Municipal dos 7 aos 14 anos, Bibi faz sua estreia profissional junto ao pai, em 1941, quando, aos 18 anos, atuou em “La Locandiera”, de Carlo Goldoni.

Sempre precoce, no ano seguinte montou a sua própria companhia, que absorveu grandes nomes do teatro, como as atrizes Cacilda Becker e Maria Della Costa, além da diretora francesa Henriette Morineau, influência que levou Bibi a se tornar uma das primeiras mulheres a dirigir teatro no país — em sua estreia na função, ela guiou o próprio pai em cena, na peça “Fizemos divórcio” (1947), um sucesso estrondoso.

EXTRA

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo