GERAL

Ministra Eleonora Menicucci participa de seminário sobre Lei Maria da Penha em João Pessoa

Eleonora MenicucciA ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, participa nesta terça-feira (21) do Seminário “8 anos de Lei Maria da Penha: celebrando as conquistas” promovido pela  Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) e pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). O evento terá início às 15h, no auditório do Ministério Público da Paraíba, em João Pessoa.

A atividade integra a agenda da Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (Reamcav).  A ministra chega para avaliar os 8 Anos da Lei Maria da Penha num momento em  que dois casos emblemáticos de violência foram julgados: o caso da barbárie de Queimadas, em que o principal mentor dos crimes foi condenado a 108 anos de prisão, e o julgamento do acusado no caso Aryane Thaís. Os dois crimes foram inseridos na Campanha Compromisso e Atitude e acompanhados pelo governo federal.

“A ampliação da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência, a conscientização dos operadores de direito sobre a violência de gênero, e principalmente, o acesso à Lei Maria da Penha pelas mulheres, são alguns dos avanços que podemos apontar nestes oito anos de efetivação da lei. Outro ponto que é importante ressaltar é a importância de promovermos uma educação não sexista junto à sociedade para combater de maneira direta a violência contra a mulher”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges.

De acordo com o índice de crimes violentos letais intencionais (CVLI), o número de homicídios de mulheres até setembro deste ano, no País, reduziu 19% em relação a 2013. Pesquisa dos Institutos Data Popular e Patrícia Galvão apontam que 98% da população conhecem a Lei Maria da Penha, que é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a terceira melhor lei do mundo no combate à violência doméstica.

A Paraíba tem serviços funcionando dentro de uma rede de atenção com delegacias especializadas, Casa Abrigo, Centros de Referência da Mulher, um municipal em João Pessoa e outro estadual, em Campina Grande; o programa SOS Mulher – com entrega de celulares com dispositivo de alerta para mulheres ameaçadas de morte – e duas unidades móveis de atendimento às mulheres na zona rural.

O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra funciona desde 2007 e já atendeu três mil mulheres. Em 2013, foram realizados 389 atendimentos e até setembro deste ano, um total de 191. De acordo com a coordenadora do Centro, Liliane Oliveira, nenhuma usuária foi morta depois de passar pelo serviço e a maioria está livre do ciclo de violência. Já o Centro Estadual de Referência Fátima Lopes, em Campina Grande, atendeu 448 mulheres de dezembro de 2012 até setembro deste ano.

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo