Ministério da Saúde e Google fecham parceria para facilitar acesso a informações sobre postos de vacinação
Partes se mobilizam para atualizar e disponibilizar dados de mais de 40 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos resultados da Busca do Google e do Google Maps
Uma nova parceria entre o Ministério da Saúde e o Google promete facilitar e melhorar o acesso dos brasileiros às informações sobre postos de vacinação espalhados pelo país. Anunciada nesta quinta-feira, em Brasília, a iniciativa integra o esforço de ambas as organizações para atualizar e disponibilizar dados de mais de 40 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos resultados da Busca e do Google Maps.
Os usuários que procurarem por “postos de saúde próximos a mim” ou “vacinação perto de mim” no Google agora encontrarão informações detalhadas sobre a localização, contato, horário de funcionamento das UBSs e um link direto para o Calendário Nacional de Vacinação. Essa inclusão é parte de um esforço maior para combater a queda nas taxas de vacinação observada nos últimos anos e aumentar a conscientização sobre a importância das campanhas de imunização.
A primeira fase desta colaboração foi lançada no ano passado durante o evento Google for Brasil, que já havia iniciado a integração de informações atualizadas das UBS em suas plataformas digitais.
O Brasil, de acordo com o Google Trends, ocupa a terceira posição mundial em buscas relacionadas à saúde e a sétima em interesse por vacinação desde 2004. Mantendo-se entre os oito primeiros nos últimos 12 meses, o país mostra um interesse constante e crescente por informações de saúde de qualidade.
Além da parceria para a atualização dos dados das UBS, o Ministério da Saúde e o Google têm trabalhado juntos em outras iniciativas de saúde pública. Recentemente, vídeos foram produzidos com influenciadores conhecidos, como Mari Fulfaro do canal Manual do Mundo, o jornalista Edson Castro e o médico Drauzio Varella, com o objetivo de conscientizar sobre o combate à dengue e promover a vacinação infantil.
Com Brasil 247