Messi estreia com gol e vitória no Maracanã; Argentina 2 x 1 Bósnia

Messi ArgentinaNão fossem as camisas, seria possível, em muitos momentos, ficar em dúvida sobre quem fazia sua estreia em Copas do Mundo e quem era a bicampeã, que iniciava o torneio pela 16ª vez na história. A Argentina alcançou seu objetivo e venceu a Bósnia-Herzegovina por 2 a 1 na noite deste domingo no Maracanã, somando seus primeiros três pontos no Grupo F, mas com uma atuação que ficou longe de convencer.

Inevitável protagonista do duelo, Lionel Messi foi decisivo nos dois gols. No primeiro, cobrou a falta que acabou em gol contra do bósnio Kolasinac. No segundo, deu um aperitivo de sua genialidade com uma arrancada que se iniciou na esquerda, passou por uma tabelinha com Higuaín, um drible milimétrico no último defensor e o chute colocado no canto direito do goleiro. Ainda assim, a expectativa por uma atuação brilhante do camisa 10 em Copas continua.

A Bósnia, apesar da estreia com derrota, saiu de campo confiante. O equilíbrio psicológico demonstrado contra uma seleção bicampeã depois de sair atrás com um gol contra aos dois minutos de jogo e o gol de Ibisevic credenciam a equipe a sonhar com bons resultados nos próximos jogos.

Na segunda rodada do grupo F, no próximo sábado, a Argentina enfrenta o Irã em Belo Horizonte, enquanto a Bósnia-Herzegovina encara a Nigéria em Cuiabá.

Gol contra e duelo nas arquibancadas

Assim como os chilenos em Cuiabá e os colombianos em Belo Horizonte, os torcedores argentinos estiveram em peso no Maracanã. Porém, a rivalidade com os anfitriões, também presentes em grande número, não permitiu que o time comandado por Alejandro Sabella se sentisse em casa, como aconteceu com as outras equipes sul-americanas em seus primeiros jogos no Mundial.

Menos mal para os argentinos que o placar foi aberto logo aos dois minutos de jogo, no gol mais rápido da Copa até aqui. Messi cobrou falta da esquerda, Rojo desviou de cabeça na área da Bósnia e Kolasinac não conseguiu afastar o perigo e acabou fazendo o gol contra.

Poderia ser a porteira aberta para uma goleada argentina, mas o fato de estar estreando em Copas e sair atrás tão rápido não afetou os bósnios, que aos poucos equilibraram o jogo. Apagado, Messi mais uma vez não apresentava na competição o mesmo futebol que lhe rendeu três Bolas de Ouro desde a última edição, em 2010 na África do Sul.

Equilíbrio estabelecido, a Bósnia ameaçou em algumas circunstâncias, como um chute de Dzeco por cima do gol e em cabeceio de Lulic que exigiu grande defesa do goleiro Romero. Nas arquibancadas, os brasileiros ignoravam a gravidade da situação e o nervosismo argentinos, com fritos de “olê, olê, olê, olá, Bósnia! Bósnia!”, “pentamcampeão!, pentacampeão!” e até um descontextualizado “olé”.

Xingado, Messi acorda aos 20 minutos e decide

Insatisfeito com o desempenho de seu time, Sabell promoveu duas alterações já no intervalo, colocando Higuaín e Fernando Gago nos lugares de Maxi Rodíguez e Hugo Campagnaro, respectivamente. As alterações demoraram, mas deram resultado aos vinte minutos da etapa final.

Aos 19, Messi finalmente deu seu primeiro chute a gol no jogo em uma cobrança de falta perto da entrada da área adversária, mas bateu por cima do gol e foi “ovacionado” com xingamentos da torcida brasileira. Aí, a resposta veio em uma jogada com a assinatura dele. O camisa 10 arrancou da direita, tabelou com Higuaín, deu um drible milimétrico no último zagueiro e chutou no canto direito de Begovic para fazer o 2 a 0.

O comandante bósnio, Safet Susic, fez suas três num intervalo de cinco minutos na busca pela reação. Já nos minutos finais, coube a um dos substitutos marcar e colocar pressão na Argentina. Ibisevic recebeu dentro da área e tocou na saída do goleiro Romero. Devagar, a bola chegou ao fundo das redes.

Apesar das críticas que Alejandro Sabella receberá pela atuação de sua equipe no primeiro tempo, a Argentina segue aliviada para a segunda rodada após o nervosismo da estreia. Aos bósnios, resta a consolação de não apenas ter dificultado a vida de uma das principais favoritas ao título, mas também de ter feito em pleno Maracanã o primeiro gol de sua história em Copas.

FICHA TÉCNICA – ARGENTINA 2 X 1 BÓSNIA-HERZEGOVINA

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de junho de 2014, domingo
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)
Assistentes: William Torres e Juan Zumba (ambos de El Salvador)
Público: 74.738 pessoas
Cartões amarelos: Rojo (Argentina); Spahic (Bósnia-Herzegovina)
Cartões vermelho:
Gols:
Argentina – Kolasinac, contra, aos 2 minutos do primeiro tempo; Messi, aos 20 minutos do segundo tempo

Bósnia-Herzegovina – Ibisevic, aos 40 minutos do segundo tempo

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Campagnaro (Fernando Gago), Fernandez, Garay e Rojo; Maxi Rodriguez (Higuain), Mascherano e Di María; Agüero (Biglia) e Messi
Técnico: Alejandro Sabella

BÓSNIA-HERZEGOVINA: Begovic; Mujdza (Ibisevic), Bicakcic, Spahic e Kolasinac; Besic, Hajrovic (Visca), Pjanic, Misimovic (Medunjanin) e Lulic; Dzeko
Técnico: Safet Susic

IG

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo