Matinhas recebe Rota Cultural Caminhos do Frio pela primeira vez

MatinhasA partir desta segunda-feira (15) até o domingo (21), a cidade de Matinhas (147 km de João Pessoa), conhecida como a maior produtora de laranja da Paraíba e de tangerina do Nordeste, será cenário das atividades do projeto Rota Cultural Caminhos do Frio. O Festival abrange nove cidades do Brejo paraibano e coloca na vitrine as opções de culinária, artesanato, ecoturismo e aventura, clima frio, visitação a engenhos de cachaça e rapadura, cinema, teatro, dança, oficinas e shows musicais.

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2016 que alcança a sua 11ª edição teve início no dia 4 de julho na cidade de Areia e será encerrado no dia 4 de setembro em Alagoa Grande. O Festival é uma iniciativa do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Funesc, Sebrae/PB, Associação Turística Cultural e Rural de Areia (Atura) e prefeituras dos municípios participantes do evento.

A abertura do Caminhos do Frio em Matinhas (a sétima cidade a receber o evento) será marcado por um concerto de violão com Fabrício Ferreira da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e apresentação dos sanfoneiros do município, a partir das 19h30, na Praça da Liberdade. Durante uma semana, haverá visita a um laranjal no Sítio Oriente, seguido pelo encontro de agricultores familiares e exposição da sua produção.

A programação prevê também visita à Casa de Farinha e grupo de artesãs de Chã do Balsamo, trilha ecológica a Cachoeira do Pinga e à Pedra de Santo Antônio no Sitio Juá e a Igreja de São Severino e passeios ciclísticos com saída em frente à Igreja de São Sebastião e ‘MotoCross’ com concentração no Parque da Laranja. Também serão realizadas oficinas de gastronomia a partir da tangerina, teatro, flores pintura, argila, elaboração de projetos. As escolas públicas e do Grupo do Centro de Idosos do Centro de Convivência de Campina Grande, Grupos de teatro realizarão apresentações culturais e shows músicas.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o Caminhos do Frio, além de divulgar nosso potencial turístico, em especial o Brejo paraibano, é uma ferramenta que fortalece a economia local e dá visibilidade ao Destino. Toda a programação pode ser encontrada na página eletrônica do evento.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo