Matinhas recebe Rota Cultural Caminhos do Frio pela primeira vez

MatinhasA partir desta segunda-feira (15) até o domingo (21), a cidade de Matinhas (147 km de João Pessoa), conhecida como a maior produtora de laranja da Paraíba e de tangerina do Nordeste, será cenário das atividades do projeto Rota Cultural Caminhos do Frio. O Festival abrange nove cidades do Brejo paraibano e coloca na vitrine as opções de culinária, artesanato, ecoturismo e aventura, clima frio, visitação a engenhos de cachaça e rapadura, cinema, teatro, dança, oficinas e shows musicais.

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2016 que alcança a sua 11ª edição teve início no dia 4 de julho na cidade de Areia e será encerrado no dia 4 de setembro em Alagoa Grande. O Festival é uma iniciativa do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Funesc, Sebrae/PB, Associação Turística Cultural e Rural de Areia (Atura) e prefeituras dos municípios participantes do evento.

A abertura do Caminhos do Frio em Matinhas (a sétima cidade a receber o evento) será marcado por um concerto de violão com Fabrício Ferreira da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e apresentação dos sanfoneiros do município, a partir das 19h30, na Praça da Liberdade. Durante uma semana, haverá visita a um laranjal no Sítio Oriente, seguido pelo encontro de agricultores familiares e exposição da sua produção.

A programação prevê também visita à Casa de Farinha e grupo de artesãs de Chã do Balsamo, trilha ecológica a Cachoeira do Pinga e à Pedra de Santo Antônio no Sitio Juá e a Igreja de São Severino e passeios ciclísticos com saída em frente à Igreja de São Sebastião e ‘MotoCross’ com concentração no Parque da Laranja. Também serão realizadas oficinas de gastronomia a partir da tangerina, teatro, flores pintura, argila, elaboração de projetos. As escolas públicas e do Grupo do Centro de Idosos do Centro de Convivência de Campina Grande, Grupos de teatro realizarão apresentações culturais e shows músicas.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o Caminhos do Frio, além de divulgar nosso potencial turístico, em especial o Brejo paraibano, é uma ferramenta que fortalece a economia local e dá visibilidade ao Destino. Toda a programação pode ser encontrada na página eletrônica do evento.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo