GERAL

Maré baixa e calado deficitário causam ‘fila’ de navios para descarga no Porto de Cabedelo

navio em cabedeloDois navios com cargas de petcoke, um derivado de petróleo, e um com carga de trigo estão ancorados há pelo menos dois dias nas imediações do Porto de Cabedelo sem poder atracar no porto. O problema, causado pela maré baixa, pelo baixo calado do porto e pela restrição ao horário noturno, vem afetando o trabalho no local e só deve ser resolvido a partir das 6h30 desta terça-feira (18), momento em que a maré vai estar em preamar, que é quando ocorre nível mais alto da maré cheia, dando segurança para que os navios cheguem ao porto sem risco de encalhe.

De acordo com a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Timóteo, os três navios estão com capacidade máxima que o porto pode receber, de 35 mil toneladas de carga, e a travessia deles ao porto não ocorreu no fim de semana por conta da maré baixa, que causa risco de encalhe.

“Desatracamos um navio na sexta e outro no sábado. Depois, ainda no sábado, chegaram esses outros três navios, mas eles ainda não desatracaram por conta da maré baixa e da nossa restrição ao trabalho noturno, que ocorre faz dez anos. Os navios estão vindo muito pesados e mesmo com o calado atual de 9,14 metros só podemos receber esses navios quando a maré estiver em preamar, para que possamos realizar a operação sem risco de encalhe”, contou Gilmara Timóteo.

Com relação ao calado, a presidente da Companhia Docas afirmou que a última dragagem no porto ocorreu de forma incompleta, em 2009, e que já estão sendo detectados pontos em que o calado está com 9,01 metros, o que compromete a operacionalização dos navios.

“Só podemos receber navios com até 35 mil toneladas de carga e ainda sim precisamos estar com maré cheia para que eles atraquem sem risco de encalhe. Além disso temos a restrição noturna. Não é possível mais que a gente continue com restrições por conta do canal. Precisamos que a dragagem, parada desde 2009, seja completada para que possamos operar com 11 metros de calado, sem necessidade de esperar a maré encher. Isso também possibilitará o recebimento de navios de até 50 mil toneladas”, disse a presidente da Docas.

Ainda segundo Gilmara Timotéo, a conclusão da dragagem do Porto de Cabedelo demanda investimentos de R$ 50 milhões, considerado baixo para a importância do porto para o Estado.

“Com 9,14 metros não dá mais para funcionar. Precisamos dos 11 metros para que possamos triplicar nosso recebimento de carga mensal, que é de 120 mil toneladas, trazidas por até doze navios. É um investimento considerado pouco que o governo Federal necessita realizar para a importância do porto para a economia do estado. O que nos deixa tristes é o investimento Federal em outros portos, como o de Paranaguá que vai receber R$ 384 milhões enquanto nós estamos desde 2009 com uma obra importante incompleta”, concluiu Gilmara Timóteo.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo