Manifestações contra a Reforma da Previdência acontecem em João Pessoa e Campina Grande
Manifestações contra a Reforma da Previdência aconteceram em João Pessoa e Campina Grande, nesta sexta-feira (22). Os atos reuniram representantes de sindicatos e outros movimentos.
João Pessoa
A manifestação aconteceu no Parque da Lagoa, no Centro da capital paraibana. De acordo com a organização, o ato reuniu centrais sindicais, organizações de juventude, representantes de partidos e movimentos de bairros.
Segundo Marcelo Sitcovsky, diretor da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB), a mobilização contou com uma caminhada no anel interno do Parque da Lagoa, que se dirigiu até as paradas de ônibus da área.
A proposta da manifestação, conforme Marcelo, foi entregar panfletos sobre o projeto e esclarecer dúvidas da população, por meio do diálogo. O diretor explicou que a AdufPB faz parte da coordenação do Fórum Paraibano em Defesa da Previdência.
A estimativa da organização é de que cerca de 1,5 mil a 2 mil pessoas tenham participado do ato, que começou às 15h e terminou por volta das 18h.
Campina Grande
O protesto começou por volta das 10h, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab), Napoleão Maracajá, um dos articuladores da manifestação, o objetivo foi chamar a atenção dos senadores e deputados federais paraibanos, de modo a pressioná-los a votar contra a proposta da Reforma da Previdência.
Conforme a organização, o protesto reuniu sindicatos da cidade, população, partidos e associações. A manifestação começou e terminou na Praça da Bandeira. O percurso contornou as ruas Sete de Setembro e Maciel Pinheiro e seguiu pela Avenida Floriano Peixoto.
A organização estima que cerca de 5 mil pessoas participaram do ato. Já de acordo com a Polícia Militar, o protesto foi pacífico e reuniu entre 200 e 300 pessoas.
G1/PB