GERAL

Mais de 19 mil eleitores da Paraíba podem ter o título cancelado, alerta TRE

título canceladoA Seção de Orientação e Apoio às Zonas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informou que 19,4 mil eleitores da Paraíba podem ter seus títulos cancelados por faltarem a três eleições consecutivas. Desses, 3.871 provêm de João Pessoa e 1.924 de Campina Grande.

Os eleitores que tiverem dúvida quanto a sua situação podem consultar a lista com o nome e número de inscrição dos faltosos às três últimas eleições, fixadas nos cartórios eleitorais. A consulta também pode ser feita através do TRE-PB, na seção destaques.

As pessoas com situação irregular devem se dirigir aos cartórios do dia 14 de fevereiro até 14 de abril. No momento da regularização, é indispensável a apresentação do documento de identidade e do título, além do pagamento de multa referente a cada eleição em atraso.

Consequências

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Os eleitores que detém a prerrogativa constitucional do voto facultativo não precisam se submeter às regras. São eles: os analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Também não estão sujeitos ao cancelamento os títulos dos eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais.

Diário PB com  Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo