JOÃO PESSOA

Mais de 1,5 mil cartões de ônibus são bloqueados por uso irregular em João Pessoa

Os números de bloqueios de cartões do Passe Legal por acessos irregulares em João Pessoa voltaram a crescer, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur-JP).

No último levantamento, referente ao mês de novembro, foram analisados 1.576.780 acessos nos ônibus que circulam na capital. Deste total, 7.983 passaram por auditoria, que constatou que 1.829 eram irregulares, o que corresponde a prática de pessoas utilizando o cartão Passe Legal de terceiros. Esses números levaram ao bloqueio de 1.593 cartões no mês passado – sendo 1.430 de estudantes e 163 de gratuidade. No mês de outubro, apenas 216 passageiros tiveram o Passe Legal bloqueados.

De acordo com o Sintur-JP, quem teve o cartão bloqueado precisa comparecer à sede do sindicato, que fica na Rua 13 de Maio, Centro, João Pessoa. Lá, o usuário é notificado e refaz seu cadastro para conseguir um novo cartão. Em caso de reincidência, ele fica bloqueado para utilizar o cartão por 30 dias e, se voltar a reincidir, por 180 dias.

Segurança reforçada

Desde a implantação da biometria facial, que facilita a identificação de fraudes na bilhetagem dos ônibus, o Sintur-JP vem acompanhamento mensalmente a eficácia do sistema junto aos centros de operações das empresas. A biometria facial contempla estudantes e passageiros que têm direito à gratuidade, ou seja, usuários do transporte público que possuem algum tipo de benefício na passagem.

Com informações do Portal Correio

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo