Maia fatia votação na Câmara e adia polêmicas da reforma política

Manobra do presidente Rodrigo Maia serviu para mapear os votos da base governista
Após de dar início à PEC da reforma política, maia_fabiorodrigues_agenciabrasilo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) protelou e adiou pela terceira vez a discussão sobre os principais pontos do texto: a polêmica do “Distritão” e a criação do fundo nutrido por verbas públicas para as campanhas eleitorais.

Antes de encerrar a sessão, entretanto, os parlamentares aprovaram uma emenda que retira do projeto a previsão de que o fundo eleitoral receba R$3,6 bilhões em 2018. O artigo que definia 0,5 da receita corrente líquida foi suprimido, no intuito de facilitar a aprovação do fundo entre os deputados discordantes da proposta e abafar as críticas feitas pela opinião pública.

Além disso, a Casa também derrubou as propostas de limitar os mandatos do alto escalão do judiciário. A votação, segundo Maia, retorna na terça (29), dando tempo para as bancadas mapearem a articularem os votos de acordo com seus interesses. Vale lembrar que cada artigo precisa de pelo menos 308 votos. A base do governo conseguiu, durante a manobra de fatiar a votação dos artigos, apenas 241 votos, e a oposição demonstra confiança nos seus posicionamentos.

 

Da redação

Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo