MÚSICA

Maestro Tom K é homenageado em concerto de música sacra

Os organizadores do concerto são os maestros Ariadne de Lima, Daniel Berg e Onivaldo Júnior, responsáveis por quatro dos seis grupos que se apresentam nesta noite. Participam, ainda, grupos regidos pelos maestros Anderson Correia e Carlos Anísio. 

Campanha beneficente 

Os organizadores estimulam o público que irá assistir ao concerto a levar, de forma opcional, um quilo de alimento não-perecível que será recebido na entrada do evento. As doações recebidas serão destinadas ao Instituto Irene Matias, uma creche que atende crianças em situação de vulnerabilidade social em Baía da Traição. 

Programação 

Ao todo , aproximadamente 170 vozes participarão da homenagem ao maestro. A ordem das apresentações será a seguinte: 

Coral Maestro João Eduardo 

Maestrina: Ariadne de Lima 

 Coral Masculino Filhos de Asafe 

Maestro: Daniel Berg 

 Coro de Câmara Villa-Lobos 

Maestro: Carlos Anísio 

 Mosaico Coral 

Maestro: Onivaldo Júnior 

Coral Maestro Maurício Gurgel 

Maestro: Anderson Correia 

Coro Sinfônico da Paraíba 

Maestro: Daniel Berg 

 O concerto encerra com todos os coralistas juntos executando um Aleluia, primeira composição assinada pelo homenageado, quando ainda trabalhava como regente auxiliar no então Coral do Ipê (hoje Unipê). 

Sobre o homenageado 

Falecido em 2 de outubro do ano passado, Tom K deixa um legado de incontáveis composições e arranjos, a maioria de música sacra, mas também inúmeras canções populares. Ele era reconhecido como um gênio da música coral em todo o território nacional e até mesmo no exterior. 

Natural de Recife, Pernambuco, Tom K morava na Paraíba desde 1966. Ele era professor da UFPB, onde lecionou no Departamento de Educação Musical em diversas disciplinas e regeu o Coro Sinfônico da Paraíba, por mais de 15 anos. As informações são fruto de um levantamento biográfico realizado pelo maestro Daniel Berg, em pesquisa de pós-graduação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Berg relata que o maestro também foi fundador do Coro de Câmara Villa Lobos, do qual foi regente por 10 anos; regeu o Madrigal Paraíba também por 10 anos; foi maestro do Coral da Associação dos Aposentados da Caixa Econômica Federal (Coral APCEF/PB) por 35 anos; e membro fundador do Laboratório de Composição da UFPB (COMPOMUS). 

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo