GERAL

Maduro diz que governo venceu em 90% das prefeituras disputadas na Venezuela

Nicolás MaduroO presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou que o partido do governo venceu em pelo menos 90% das 335 prefeituras disputadas nas eleições municipais realizadas no país neste domingo (10).

O pleito não contou com os principais partidos da oposição, que se negaram a concorrer em protesto contra o sistema eleitoral, que, segundo eles, seria fraudulento.

Por conta do boicote, Maduro prometeu excluir os partidos de opositores como Henrique Capriles e Leopoldo López das eleições presidenciais de 2018.

“Estou muito feliz pela nossa grande vitória”, disse Maduro jna noite de domingo (10) em anúncio na Praça Bolívar, em Caracas. “Agora vamos nos aprontar para 2018!”

De acordo com a última contagem oficial feita pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, da situação) venceu em 41 de 42 prefeituras.

Maduro, no entanto, diz que os resultados apurados durante a madrugada mostrarão que seu governo venceu em mais de 300 disputas.

Luis Emilio Rondón, único dos cinco reitores do Conselho Nacional Eleitoral ligado à oposição, denunciou irregularidades envolvendo o governo durante as eleições deste domingo.

Segundo Rondón, “pessoas com interesses políticos” estavam supervisionando o voto de alguns eleitores. Ele não deu mais informações sobre sua denúncia.

Ele disse ainda que tem relatos de que, em alguns centros eleitorais, o Partido Socialista estava verificando se os beneficiários de programas sociais estavam indo votar.

Para isso, ele relatou, estavam escaneando o “Carnê da Pátria”, documento de leitura eletrônica que identifica as pessoas que recebem ajuda do governo do presidente Nicolás Maduro.

“Está-se confundindo o eleitor sobre a necessidade de também levar o Carnê da Pátria, o qual que não é necessário para exercer o voto, pois basta a carteira de identidade”, indicou.

O reitor acrescentou que, em um município do estado de Zulia, no oeste do país, algumas testemunhas de mesa foram retiradas de seções eleitorais após fazerem observações sobre “contingências” normais nesses processos.

Diante da baixa participação em alguns lugares, Rondón convocou a população a ir às urnas e criticou setores da oposição que promovem a abstenção.

“Quem se abstém, termina favorecendo justamente aqueles aos quais se opõe”, afirmou.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo