Macaé e Paysandu fazem primeiro jogo da final da Série C

brasileirãoCOs primeiros 90 minutos da grande decisão da Série C colocarão frente a frente, no estádio Moacyrzão, em Macaé, um time que pode levantar sua primeira taça em campeonatos brasileiros e outro que cobiça vencer o campeonato para coroar o ano de seu centenário. Atrás do título inédito para os dois lados, o Macaé recebe o Paysandu no jogo de ida da final da Série C no norte fluminense neste sábado (15), às 17h (horário de Brasília). Por ter melhor campanha, com maior pontuação geral, o Paysandu ganhou o direito de decidir em casa, no Mangueirão, no próximo sábado (22). E para ver o Moacyrzão lotado na finalíssima, a diretoria vai doar cinco mil ingressos para seus torcedores. Quem quiser acompanhar o jogo ao vivo poderá retirar um ingresso gratuitamente na sede do clube na manhã do dia do jogo, até que a carga se esgote. Depois disso, e a partir de 12h, as entradas serão vendidas a R$ 20.

Esta é a terceira final que o Paysandu chega só neste ano: o Papão foi vice-campeão tanto no campeonato estadual quanto na Copa Verde – neste último, o bicolor paraense ainda pode herdar o título se o tribunal desportivo decidir que houve irregularidade na escalação de jogadores do Brasília, vencedor dentro das quatro linhas. O Macaé faz a segunda final de campeonato nacional em sua história – a primeira foi na Série D de 2009, quando o time acabou perdendo justamente para um representante do Pará: o São Raimundo.

Com a torcida ao seu favor, Josué Teixeira vai manter o esquema com três atacantes, fundamental para construir a ampla vantagem no primeiro jogo da semifinal. A escalação será quase a mesma da goleada por 4 a 0 em cima do CRB, com o trio João Carlos, Romário e Juba liderando o ataque. A única mudança é a entrada de Leandro Cardoso na defesa e de Tiago Pedra no meio de campo, ainda substituindo o capitão Gedeil. A provável escalação do Macaé é: Milton Raphael; Dos Santos, Filipe Machado, Leandro Cardoso e Diego; Tiago Pedra, Lucas e Marquinho; João Carlos, Romário e Juba.

O Paysandu conta com a volta de dois jogadores fundamentais para o primeiro jogo da decisão: os volantes Zé Antônio e Augusto Recife ficaram de fora do último jogo contra o Mogi Mirim por conta da soma de cartões amarelos e já estão à disposição do técnico Mazola Júnior. A dupla deve voltar ao time titular. Podendo contar com praticamente o elenco completo, o Papão deve entrar em campo com: Paulo Rafael; Charles, Fernando Lombardi e Pablo; Yago Pikachu, Augusto Recife, Zé Antônio (Lenine), Héverton e Airton; Bruno Veiga e Ruan.

Do lado do Macaé, o zagueiro Douglas Assis levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Quem o substitui é Leandro Cardoso, que vinha sendo titular da defesa menos vazada da competição até a parada para a Copa do Mundo. O volante Gedeil ainda está em tratamento de uma lesão no joelho direito, e por isso segue sem condições de jogo. Tiago Pedra, que jogou em seu lugar no jogo de volta da semifinal, segue no time.

Nenhum jogador desfalcará o Paysandu por lesão ou suspensão. O único jogador do bicolor do Pará que está aos cuidados do departamento médico é o goleiro Douglas, que sofreu uma lesão na panturrilha e não joga mais nesta edição da Série C.

Milton Raphael, do Macaé, é apontado como um dos melhores goleiros da competição. O “paredão” do Leão do Norte foi fundamental nas partidas que renderam o inédito acesso, contra o Fortaleza, e também fechou o gol nos jogos da semifinal, diante do CRB. O jovem arqueiro, de apenas 23 anos e emprestado ao clube pelo Botafogo, assumiu o gol do Macaé na 15ª rodada e não saiu mais de lá: com defesas difíceis, Milton Raphael ajudou o Macaé a chegar à final como uma das defesas menos vazadas da competição.

Bruno Veiga é o artilheiro do Paysandu na Série C, com seis gols anotados, e vive fase técnica e tática justamente na reta decisiva da competição. Ele precisou de pouco mais de 20 minutos para anotar dois gols na goleada por 4 a 1 em cima do Mogi Mirim, pela semifinal da Terceirona. Rápido e bom finalizador, o atacante de 24 anos foi formado nas categorias de base do Fluminense e está emprestado ao Papão até o fim deste ano.

Josué Teixeira, de 54 anos, assumiu o comando do Macaé no dia 1º de setembro, depois da demissão de Júnior Lopes, que não resistiu à derrota no clássico contra o Madureira, pela 13ª rodada da primeira fase. Na época, o Macaé ocupava a sexta colocação do Grupo B. Teixeira voltava ao clube cinco meses depois de ter levado o Leão ao sétimo lugar do Carioca e estreou diante do Campo Grande, pela Copa Rio. Na Terceirona, começou com um empate em 0 a 0 com o Juventude, fora de casa, pela 14ª rodada. Josué Teixeira conseguiu o acesso inédito e liderou o Alvianil Praiano até a final da Série C com três vitórias, cinco empates e uma derrota – o que dá um aproveitamento de 51,8%.

Mazola Júnior também voltou ao Paysandu para continuar um trabalho interrompido. O técnico de 49 anos sucedeu Vica, que caiu depois de uma sequência de nove jogos sem vitórias. Mazola Júnior esteve à frente do time nas campanhas do vice-campeonato do Paraense e da Copa Verde e deixou o clube em junho, por problemas pessoais. Com a demissão de Vica, ele foi reapresentado como treinador do Papão no dia 15 de agosto, quando o bicolor era o sétimo colocado do Grupo A. Seu primeiro jogo na Série C foi na rodada 11, com vitória por 3 a 0 em cima do CRB. Sob seu comando, o Paysandu subiu para a Série B e venceu oito, empatou duas e perdeu duas – aproveitamento de 72,2%.

Macaé e Paysandu têm uma trajetória na Série C bem parecida: os dois times terminaram a fase de pontos corridos com a pior campanha entre os classificados. Tanto Macaé quanto Paysandu avançaram para as quartas de final em quarto lugar e só na última rodada da primeira fase: o Macaé, com uma vitória por 1 a 0 em cima do Caxias e o Paysandu, de forma mais dramática, depois de bater o Crac por 3 a 0 fora de casa e graças à uma combinação de resultados favorável, que contou com os tropeços de Botafogo e ASA de Arapiraca. Com 26 pontos, as equipes que hoje brigam pelo título se garantiram no mata-mata.

Nas oitavas de final, como previa o regulamento, Macaé e Paysandu encararam os times de melhor campanha das duas chaves: Fortaleza e Tupi. Jogando por uma vaga na Série B do ano que vem, Macaé e Fortaleza empataram sem gols no Moacyrzão, no jogo de ida. Na volta, o time fluminense calou o Castelão lotado, arrancando o empate em 1 a 1 que o garantiu na divisão superior e na próxima fase. O Paysandu venceu os dois jogos: no Mangueirão, no primeiro jogo, fez 2 a 1. No segundo jogo, no Mário Helênio, confirmou a subida ao vencer o Galo Carijó por 1 a 0.

Os finalistas foram decididos nos jogos de ida da semifinal: o Macaé goleou o CRB por 4 a 0 e o Paysandu imprimiu um 4 a 1 para cima do Mogi Mirim. Sem conseguir reverter a vantagem dos adversários, os times praticamente administraram o placar na volta: 2 a 1 para o Mogi no segundo jogo e 0 a 0 entre CRB e Macaé no outro jogo.

Não é a primeira vez que Macaé e Paysandu decidem algo na Terceirona: em 2012, as equipes jogaram pelo acesso para a Série B do ano seguinte. E o Papão levou a melhor e garantiu: os paraenses venceram a primeira por 2 a 0 e perderam a volta por 3 a 2, mas avançaram graças ao saldo de gols.

O trio de arbitragem é catarinense: o árbitro será Edmundo Alves do Nascimento e os auxiliares Ângelo Rudimar Bechi e Éder Alexandre. Edmundo Alves do Nascimento já apitou dois jogos da Terceirona: Guaratinguetá 1 x 1 Tupi e São Caetano 0 x 0 Macae.

O estádio Cláudio Moacyr, mais conhecido como Moacyrzão, em Macaé (RJ), é o palco do primeiro jogo da final da Série C. Neste ano, o estádio chegou a ser interditado pela Defesa Civil e até mesmo fechado para torcedores por apresentar problemas na cobertura das arquibancadas, mas foi liberado depois que o clube reforçou as estruturas e retirou parte da estrutura. A diretoria do Macaé colocou à venda 15 mil ingressos, que é a capacidade máxima do estádio. A torcida do Paysandu terá direito a 10% da carga total – isto é, 1.500 bilhetes.

Ficha do jogo

Macaé x Paysandu
Jogo de ida da final da Série C
Data: 15 de novembro de 2014
Horário: 17h
Estádio: Moacyrzão, em Macaé (RJ)
Transmissão: TV Brasil e Rádio Nacional do Rio de Janeiro para rede pública de rádios

EBC

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo