GERAL

Lula no 7 de setembro: Bolsonaro comete crime de lesa-pátria ao trair a nossa soberania

Em pronunciamento oficial feito nesta segunda-feira, 7 de setembro, o ex-presidente Lula (PT) denunciou a “destruição da soberania nacional” pelo governo de Jair Bolsonaro (Sem partido) e disse que o presidente comete crime de lesa-pátria.

“Bolsonaro comete crime de lesa-pátria ao abrir mão da soberania nacional”, denunciou Lula.

“Soberania significa independência, e o contrário disso é dependência e submissão. Não vai haver liberdade se o próprio país não for livre”, disse ainda o ex-presidente.

Para Lula, o atual governo “se submete aos Estados Unidos de maneira humilhante” e “contraria a própria Constituição para atender a interesses econômicos e estratégicos dos Estados Unidos”.

Além da soberania, Lula falou sobre o grave cenário do País em meio à pandemia do coronavírus e o descaso de Bolsonaro às vítimas da Covid-19. “Estamos entregues a um governo que não dá valor à vida e banaliza a morte, que converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa”.

“A esmagadora maioria dos pobres mortos pelo coronavírus é de pobres, pretos que o Estado abandonou”, lembrou ainda o petista. “Cada um desses mortos que o governo federal trata com desdém tinha nome, sobrenome, endereço, filho, marido, esposa e amigos”, lamentou.

Lula diz que tem refletido sobre seus “erros e acertos”. “Decidi me concentrar ao lado de vocês na reconstrução do Brasil”, disse. “É inaceitável que os brasileiros continuem a viver uma desigualdade perversa e que nossa juventude negra continue a ser morta. Quantos George Floyds há no Brasil?”, indagou.

O ex-presidente dedicou um tempo de sua fala em criticar o racismo, o ataque aos indígenas e quilombolas e a violência contra as mulheres.

Ele propôs “um novo contrato social” com os brasileiros, em que “todos tenham a possibilidade de crescer”, e não que isso seja restrito apenas a uma minoria. E esse contrato social deve ser feito através do voto, de acordo com Lula. “Nessa proposta, me coloco à disposição do povo brasileiro”, anunciou.

ASSISTA:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Lula fala ao Brasil; assista agora Vídeo: @ricardostuckert

Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial) em

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo