Luiz Couto defende reforma política profunda para enfrentar corrupção

Luiz CoutoO deputado Luiz Couto (PT-PB) afirmou nessa segunda-feira (16), em pronunciamento da tribuna da Câmara Federal, que sem alterações substanciais nos mecanismos que regem a vida política nacional “continuaremos assistindo ao triste espetáculo dos escândalos de corrupção, que minam o orçamento público e a credibilidade na classe política em geral”.

“A reforma política, portanto, é essencial para nossa sociedade enfrentar a corrupção, superar a crise da democracia representativa e fortalecer a democracia participativa neste momento delicado de nossa vida política nacional”, reforçou.

Luiz Couto destacou as propostas de seu partido que “defende modificações profundas e não meramente cosméticas”.

“O PT propõe alterar as regras das eleições para melhorar o sistema político brasileiro, fortalecer a democracia e dar mais transparência ao processo eleitoral”.

O parlamentar listou os principais pontos incluídos na reforma política sugerida pelo PT: voto em lista e o fortalecimento dos partidos políticos; mais mulheres em todas as instâncias da política; financiamento público de campanha; defesa do voto proporcional para a composição dos Parlamentos em todos os níveis; defesa da democracia participativa e regulamentação dos mecanismos de participação social previstos na Constituição Federal; fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais; regras para fortalecer a democracia interna dos partidos; teto de despesa para a campanha; fidelidade partidária.

Luiz Couto ressaltou que essas medidas seriam fundamentais, já que “existe um clamor nacional para que os costumes políticos sejam oxigenados, mais transparentes, mais justos e menos onerosos”.

DPB com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo