ESPORTES

Luis Mandaca e o gol que “fuloresceu” no Itaquerão

Ex-CSP e São Paulo Crystal, Luis Mandaca “coloca o Palmeiras na próxima fase do paulista” e recebe elogios pela atuação.

Luis Mandaca comemora seu primeiro gol pelo Timão. Imagem: Agência Corinthians
Luis Mandaca comemora seu primeiro gol pelo Timão. Imagem: Agência Corinthians

A Paraíba já revelou grandes nomes no segmento do futebol, como Mazinho, Hulk, Nino Paraíba, dentre outros. Agora a bola da vez sai do bairro de Mandacaru, zona norte de João Pessoa, capital da Paraíba; para fazer história em Itaquera.

Isso se dá porque o primeiro gol como profissional do atleta, na vitória de 2 a 1 do Corinthians em cima do Novorizontino, deu vaga ao Palmeiras no mata-mata. Sim, Luis Gustavo da Silva Machado Duarte, ou apenas Luis Mandaca, como é conhecido, colocou sua assinatura no campeonato paulista 2021.

Para entender a situação é preciso saber que o Palmeiras precisava ganhar da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, e torcer por um tropeço do Novorizontino contra o Corinthians. O Palmeiras goleou por 3 a 0 e viu o resultado favorável no outro jogo se dar através dos pés do atleta paraibano.

Com participações nas equipes de base do São Paulo Crystal e do CSP em 2019, o garoto de 19 anos chegou ao time Sub-20 do Corinthians apenas no ano de 2020. É volante, mas também atua como lateral direito. Sobre o apelido Mandaca, ele explica que é sobre carregar as suas origens, uma forma de valorizar de onde veio, de enaltecer a sua terra natal, o bairro de Mandacaru.

Sobre seus números, são 29 atuações pelo CSP e 3 gols no currículo. Sobre as atuações no Corinthians, 27 jogos e também 3 gols. Isso enquanto esteve nas divisões de base. Jogando como profissional, atuou 2 vezes pelo Timão e marcou 1 gol.

É mais uma cria de João Pessoa, um menino que sai do Juracizão, que pede espaço e decide querer brilhar no futebol. Aliás, a arena Juracizão é um grande palco do futebol naquele bairro. Já estive algumas vezes em jogos amadores, na retrocitada arena, e a energia que aquele gramado movimenta dá para abastecer Itaquera e ainda sobra para um eventual voo maior.

Por Emanuel Reis

Rifando a Bola

A bancada do programa que junta tudo que o brasileiro gosta: futebol, resenha, palpite e aposta! Todas as quartas feiras, ao meio-dia na Rádio Diário PB; e no agregador de podcast de sua preferência. No portal Diário PB publicamos nossas crônicas, análises e prognósticos sobre o esporte mais praticado do mundo! Textos de João Jales, Emanuel Reis e Diogo Coelho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo