ENTRETENIMENTO

Livro ‘Parahyba 1930 – a verdade omitida’, do Mestre Fuba, tem 2ª edição lançada nesta quinta-feira

O livro Parahyba 1930 – a verdade omitida, de autoria de Flávio Eduardo Maroja Ribeiro, o Mestre Fuba, terá sua segunda edição lançada nesta quinta-feira (7), às 19h30, na Fundação Casa de José Américo, na Orla do Cabo Branco, em João Pessoa. A obra teve a sua primeira edição lançada em 2008. Resultado de uma pesquisa documental com base em jornais, periódicos, acervos das décadas de 1920 e 1930, o livro reúne informações que revelam a verdadeira história da Paraíba e os seus reflexos na chamada Revolução de 1930.

Fuba usou as redes sociais para convidar a todos para o lançamento da nova edição do livro: “É HOJE! Será as 19:30, na Fundação Casa de José Américo, o lançamento da segunda edição do meu livro “ Parahyba 1930: A Verdade Omitida. Será uma honra conversarmos um pouco sobre a história da Parahyba, a Revolta de Princesa, a revolução de 1930 e os fatos que mudaram nossa história. Aguardo vcs!”.

Veja a postagem do autor no Instagram:

Embora não tenha um teor acadêmico, como muito bem diz o autor na apresentação da 1ª edição, tornou-se uma obra imprescindível para pesquisas sobre o tema, sendo incluída em bibliografias de várias dissertações e teses, discutida em sala de aula em algumas universidades, e bastante procurada pelo público leitor chegando a ser esgotada a tiragem da primeira edição, e não encontrada nem mesmo em sebos no país inteiro.

Uma vez que essa procura tem aumentado sempre mais, o autor tomou a iniciativa de publicar a 2ª edição – revista e ampliada, novamente de forma independente, desta feita contando com os serviços gráficos da Editora A União (PB).

É importante reafirmar que com essa pesquisa e publicação nunca tive, e nem tenho, a intenção de me colocar como historiador, e muito menos a disposição de incentivar antigas discórdias ou de manchar a imagem de figuras que se tornaram de fato históricas. A minha iniciativa partiu tão somente da curiosidade e vontade de me aprofundar em busca da verdadeira história da Paraíba, saindo do consenso que é imposto pelos meios oficiais, e o que é passado em conteúdos didáticos.” (Flávio Eduardo Maroja Ribeiro – Fuba)

SOBRE O AUTOR

Flávio Eduardo Maroja Ribeiro, o Mestre Fuba, é paraibano da cidade de João Pessoa – antiga Parahyba, capital do estado. Músico, compositor e produtor cultural, é um dos fundadores e puxador oficial do segundo maior evento multicultural de prévia carnavalesca do Brasil, o Bloco Muriçocas do Miramar. Produtor de diversos eventos musicais, com destaque para o Projeto Seis e Meia realizado na Paraíba durante dez anos, e com 07 CDs gravados, o Mestre Fuba tem um pouco mais de 800 músicas de sua autoria, grande parte ainda inédita, onde percorre vários gêneros da música popular brasileira e algumas gravadas por nomes da MPB tais como Lenine, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Renata Arruda, Jarbas Mariz e Márcia Freire, entre outros.

Além de seu trabalho como produtor cultural e compositor, tem um grande talento para a poesia popular – mais especificamente da literatura de cordel, e para gênero literário da crônica, e um natural interesse pelos fatos que fazem parte da história da Paraíba, o que resultou na pesquisa e publicação desta obra.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo