GERAL

Leto Viana, seu vice e presidente da Câmara são presos em operação da PF

Prefeito de Cabedelo, vice prefeito e presidente do legislativo municipal são presos, acusados de esquema milionário envolvendo desvios e superfaturamentos
leto_vianaA Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), deflagrou na manhã desta terça (3) a operação Xeque-Mate, com objetivo de desarticular esquema de corrupção na administração pública de Cabedelo, no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal. O prefeito Leto Viana (PRP), seu vice, Flávio de Oliveira (PRP), além do presidente da Câmara, Lúcio José (PRP) e ainda cinco vereadores, dentre os quais Jaqueline Monteiro, esposa de Leto Viana; além da irmã do prefeito, Leila Viana, foram presos. Mais cinco estão sendo afastados de suas funções, enquanto as investigações caminham. A residência de um empresário famoso em João Pessoa também estaria cercada por agentes da PF. Trata-se de uma mansão na principal avenida do bairro do Bessa.

Participam da operação cerca de 200 policiais federais. Serão cumpridos 11 mandados de prisão preventivas, 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, entre eles o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara de vereadores.

Durante as investigações, ficou comprovado a participação das principais autoridades públicas do município que se beneficiavam do esquema de diversas formas, tendo registrado aumento patrimonial espantoso, muito acima do condizente com sua renda.

Somente na aquisição de imóveis nos últimos cinco anos, as investigações chegaram a um agente político que movimentou mais de 10 milhões de Reais à margem do sistema financeiro oficial.

Em um dos esquemas, foram detectados funcionários fantasmas da prefeitura e da câmara que recebiam salários de até R$20.000 e entregavam a maior parte para as autoridades locais, ficando de fato com valores residuais.

Foram constatadas ainda doações fraudulentas de imóveis do patrimônio público municipal, bem localizados e de alto valor, para empresários locais sem que houvesse critérios objetivos para a escolha do beneficiado.

Os envolvidos no esquema responderão por formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude licitatória. O prefeito responderá ainda por crime de responsabilidade de prefeito. O MPPB e a PF disponibilizam o endereço eletrônico http://xequemate.mppb.mp.br para que a população envie denúncias relativas à investigação.
Foto: Divulgação
Com informações Parlamento PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo