CULTURA

Lançamento do livro: ‘Sítio Arqueológico Lagoa do Caju’, de Silvinha França, na Livraria A União da FUNESC em João Pessoa

A Livraria A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), lança nesta quarta-feira (6), às 19h, o livro Sítio Arqueológico Lagoa do Caju – Uma proposta de educação ambiental, da escritora e ativista cultural Silvinha França. A publicação é resultado de 20 anos de pesquisa e aborda aspectos históricos, geográficos, hidrográficos, pedológicos, climáticos e pré-históricos do Sítio Arqueológico Lagoa do Caju, que fica na cidade de Araçagi, no Agreste paraibano.

Ao longo dos anos, a pesquisa – que teve início no trabalho de conclusão do curso de Geografia na Universidade Estadual da Paraíba – inspirou a escritora na escrita do cordel A princesa encantada da lagoa do caju, com base em uma das lendas relacionadas ao Sítio, transformado posteriormente em livro paradidático publicado há dois anos. Agora é apresentada em livro, no qual, em sete capítulos, aborda diversos aspectos do local e as estórias que giram em torno do mesmo.

A publicação também traz informações sobre a pré-história do mundo, brasileira, nordestina, paraibana e araçagiense e destaca as inscrições rupestres do ponto de vista arqueológico, além de apresentar registros fotográficos dos desenhos, da paisagem local, de outros sítios em seu entorno e objetos encontrados no município de Araçagi.

Para a autora, “esse livro tem grande importância para a comunidade cientifica, pesquisadores, estudantes e sociedade de forma geral, pois é nosso passado, nossa identidade. Trago, inclusive, uma proposta de educação ambiental para este patrimônio histórico, que pode ser usada não apenas neste Sítio, mas em outras cidades também, visto que a Paraíba tem vários municípios com indícios arqueológicos. Essa proposta tem o intuito de garantir a preservação e divulgação dos sítios arqueológicos, assim como de chamar a atenção do poder público para a questão”.

Silvinha França nasceu em Guarabira e reside em Araçagi-PB. É licenciada em Geografia pela UEPB, especialista em Ciências Ambientais pelo Cintep, pesquisadora da pré-história na região do Agreste paraibano e servidora pública no Município de Curral de Cima. É ativista cultural e organizadora dos movimentos ‘Araçacultura’ e ‘Cordel das rosas’ e tem cordéis e livro publicados. Ingressou em 2022 na Academia Guarabirense de Letras e Artes Casa Marisa Alverga (AGLACMA) e em 2023 na Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB). Desde 2022, é presidente da Associação de Arte e Cultura Guarabira-PB (AACG) e membro de Conselho da EPC.

No lançamento, Valéria Barreto, professora, poetisa e membro da Academia de Letras e Artes Casa Marisa Alverga, fará a apresentação da obra; e Levi Lobão, artista plástico, compositor, cantor e também membro da Academia, irá falar sobre a importância do livro.

Serviço

Data: 6/9 (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Livraria A União – Praça do Povo do Espaço Cultural – R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB

Preço do livro: R$ 70,00

DiárioPB com Ascom

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo