Lançamento de “A esfera como Metáfora”, novo livro de ensaio crítico de Edônio Alves Nascimento.

Edônio Alves LivroO professor, pesquisador e jornalista, Edônio Alves Nascimento, lança seu novo livro “A Esfera com Metáfora: representações do futebol no campo da literatura“, neste sábado (02/04), na primeira edição da Feirinha Literária do Bancários, que será realizada no Bar do Baiano, a partir das 14 horas.

O evento conta ainda com os relançamentos do romance “No Fim das Contas Ninguém Sai Vivo”, de Patativa Moog (R$ 30,00), e do volume de contos “Urbi” (R$ 20,00), do escritor potiguar Carlos de Souza. O Bar do Baiano fica na rua dos Ipês, na confluência dos bairros Anatólia e Bancários em João Pessoa.

Além das mesas de autógrafos, a I Feirinha Literária do Bancários estará aberta para qualquer autor e livreiro que queira levar seus livros para venda ou troca. Assim, os três autores organizadores do evento convidam os escritores locais a levarem seus livros para exposição no evento que será, também, um espaço para discussões e palestras sobre a literatura produzida na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

A ESFERA COMO METÁFORA: Representações do futebol no campo da literatura

Produto da sua tese de doutorado em Literatura Comparada defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, este é o seu segundo livro de ensaio crítico como pesquisador da Universidade Federal da Paraíba e, agora, do SPORT: Laboratório de História do Esporte e do Lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Esfera como Metáfora, que saieditado pela Editora MULTIFOCO, do Rio de Janeiro, é uma ampla investigação desse esporte no Brasil tomando a Literatura e o Jornalismo como instâncias privilegiadas de sua representação no âmbito da Comunicação Social. Sua ideia central é mostrar quando e como o futebol tornou-se um tema recorrente na literatura brasileira, partindo inicialmente da sua abordagem jornalística até chegar a uma visão geral da representação estética do jogo tendo a Literatura como foco principal de atenção e tomando o gênero do conto de ficção como fato material de sua representação literária.

No livro, o autor expõe uma visão de conjunto, panorâmica, da produção literária sobre futebol no nosso País e ao mesmo tempo particulariza essa mesma visão em alguns autores representativos dela, a exemplo dos escritores-jornalistas Mário Filho (o historiador, o ensaísta, o modernizador da crônica específica do tema); José Lins do Rego (o literato apaixonado pelo jogo); Nelson Rodrigues (o esteta que elevou esse esporte à condição de arte através da crônica); Lima Barreto (quem ao lado de Antonio de Alcântara Machado pioneiramente o formalizou no âmbito da ficção) e os contistas do tema propriamente ditos.

Ao final, o leitor vai encontrar os resultados das avaliações e análises críticas das obras e autores elencados, examinados num sentido panorâmico, mas, também verticalizado (enfocados sob um prisma sócio-histórico e crítico-estético) dentro da suposição de que parece haver uma homologia entre a maneira como a prática do futebol no Brasil vai historicamente ganhando características próprias – a ponto de formarmos uma escola brasileira de jogar futebol – e a maneira como os nossos escritores-jornalistas vão tratando o tema, o que incidiria também na criação de uma “maneira brasileira” de narrar literariamente o futebol. A demonstração dessa hipótese meticulosamente estudada pelo autor é o que o leitor vai poder conferir nas páginas dessa obra singular que, a seu modo, reforça fortemente os laços entre futebol e cultura.

EDÔNIO ALVES NASCIMENTO é de Solânea, Paraiba, formado em Jornalismo pela UFPB e pesquisador com Doutorado pela UFRN. É também professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, tendo publicado também “As ligações perigosas: relações entre literatura e jornalismo na década de 70 no Brasil”, em 2006, pela Editora da UFPB.

Serviço:

Lançamento de: A Esfera como Metáfora: representações do futebol no campo da literatura (Selo Luminária Acadêmica | Editora Multifoco) de Edônio Alves Nascimento

Local: I Feirinha Literária do Bancários – Bar do Baiano – Rua dos Ipês – Anatólia – Bancários – João Pessoa – PB

Data: 02 de abril de 2016 (Sábado) | Hora: A partir das 14h

Contato:Edônio Alves Nascimento (edonio@uol.com.br) e (83) 98670-1068.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo