Joseph Blatter renuncia ao cargo de presidente da Fifa

Joseph Blatter renunciaApós o escândalo de corrupção envolvendo dirigentes da Fifa, Joseph Blatter renunciou ao cargo da entidade. Nesta terça-feira, o presidente reeleito há apenas quatro dias fez um pronunciamento oficial e convocou o Comitê Executivo de forma extraordinária para escolher um novo mandatário. O suíço está à frente da entidade máxima do futebol desde 1999.

A nova eleição para a presidência será entre dezembro deste ano e março de 2016, segundo informou Domenico Scala, que coordena o Comitê de Auditoria da Fifa.

ADVERTISEMENT

– Embora os membros da Fifa tenham me reelegido presidente, não pareço estar sendo apoiado pelo mundo do futebol. Vou continuar exercendo a minha função como presidente até um novo presidente ser escolhido. O próximo congresso demoraria muito. Esse procedimento será de acordo com o estatuto – disse.

Joseph Blatter fez questão de ressaltar o prazer que sente em atuar pela Fifa.

– Eu considerei minha presidência, meus últimos 14 anos, esses anos foram relacionados à Fifa e esse belo lugar do futebol. Eu adoro e amo a Fifa mais do que qualquer coisa e só quero fazer o melhor pela Fifa e pelo futebol. Decidi concorrer de novo porque achei que era a melhor opção. A eleição foi apertada, mas os desafios que a Fifa vem enfrentando não acabaram – falou.

O dirigente suíço ainda explicou que pretende reduzir o tempo de mandato da presidência. Blatter já foi reeleito quatro vezes para o cargo máximo da Fifa.

– Precisamos de limites para o mandato não apenas para o presidente, mas para todos os membros do Comitê Executivo – falou.

Entenda o caso

A crise se instaurou há uma semana, quando uma ação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em conjunto com o FBI e a justiça da Suíça, prendeu sete dirigentes da Fifa, incluindo o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, em Zurique. Outros dois dirigentes e mais cinco pessoas ligadas à entidade também são acusados no caso de corrupção.

Na sexta-feira, a eleição para a presidência aconteceu normalmente e Blatter venceu o único candidato de oposição, o príncipe da Jordânia Ali bin Al-Hussein. O pleito foi apertado e só acabou no primeiro turno porque o adversário desistiu de uma nova rodada de votação.

Extra

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo