ESPORTES

Jogos Indígenas 2024 movimentam aldeia Três Rios, em Marcação, a partir desta quarta-feira (10)

A solenidade vai contar com a apresentação do Toré e diversas apresentações típicas do povo Potiguara dos territórios de Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação, Litoral Norte paraibano.

Serão abertos, nesta quarta-feira (10), às 10h, na aldeia Três Rios, no município de Marcação, a edição de 2024 dos Jogos Indígenas da Paraíba. As disputas são promovidas pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e contam com a parceria da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh). A solenidade vai contar com a apresentação do Toré e diversas apresentações típicas do povo Potiguara dos territórios de Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação, Litoral Norte paraibano.

As modalidades  são cabo de guerra, corrida de tora, arco e flecha, canoagem, arremesso de lança e natação no rio. Mas as modalidades consideradas clássicas (futebol de campo, futsal, minimaratona) também estão inseridas na programação, que será encerrada no domingo (14), reunindo 700 participantes de todas as faixas etárias.

“Como é o mês de abril, que é comemorado no dia 19, o Dia dos Povos Indígenas, então o Governo do Estado tem essa atenção especial para levar o esporte aos povos potiguara. Serão cinco de dias de competições e, acima de tudo, confraternização entre as aldeias, o que é mais importante, pois esporte é saúde, é lazer e entretenimento”, observou o secretário Lindolfo Pires, titular da Sejel.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo