GERAL

Jogos Escolares são abertos e transformam João Pessoa na Capital do esporte

abertura_jogosescolaresA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) abriram oficialmente, na noite desta quinta-feira (06), os Jogos Escolares da Juventude, que será realizado na Paraíba pela quarta vez. A solenidade, realizada no ginásio central da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, foi embalada pelos ritmos culturais da Paraíba – com destaque para o forró -, desfile das delegações e o acionamento da pira olímpica.

Até o próximo dia 15, a capital paraibana será a sede do esporte amador do País, reunindo 4.500 atletas de todas as regiões brasileiras. Os preparativos para receber as disputas – que já revelaram grandes talentos do esporte – começaram há mais de sete meses, envolvendo várias secretarias da gestão municipal.

“A cidade se preparou com afinco para receber estes jogos. Fizemos a lição de casa para nos firmar como destino importante para grandes competições. Agora é com os atletas: façam grandes disputas e sejam bem vindos a João Pessoa”, disse o secretário de Esportes da PMJP, Edmilson Alves.

O diretor geral do COB, Edgar Heubner, também direcionou sua saudação na solenidade de abertura aos atletas. “Desejamos o sucesso que merecem. Esperamos vê-los em breve nas Olimpíadas do Rio de Janeiro”.

Embaixadora dos jogos – A judoca medalhista olímpica Sarah Menezes é a embaixadora do COB nos jogos e foi responsável pelo acionamento da pira. Ela disse que estava honrada e emocionada com a missão de iniciar oficialmente a edição 2014 dos Jogos Escolares. “Ganhei duas medalhas nestas disputas e sei da responsabilidade desses garotos com o esporte”, disse Sarah, que foi ouro em Londres.

Ela também não poupou elogios a capital paraibana. “A cidade é adorável e acredito que aqui os atletas conseguirão atingir grandes marcas”.

Palavra de atleta – Integrante da equipe de atletismo da delegação do Maranhão, Gutemberg Matos, 16 anos, diz que os jogos servem não apenas de inspiração, mas como degrau importante para alcançar o sonho da medalha olímpica. “E este é um sonho que estou disposto a lutar para conseguir”, garante.

Corredora na categoria 200 metros rasos, a gaúcha Pietra Cornelas, 16 anos, também vê os jogos como preparação para continuar progredindo no atletismo. E aposta que, na edição realizada em João Pessoa, conseguirá melhorar sua marca. “Estou adorando a cidade, a cerimônia de abertura foi emocionante e, a partir de amanhã, o foco será a melhoria do meu tempo”.

Nesta sexta-feira (07) começam as disputas em nove modalidades. Ao todo, serão dez dias de jogos, com atletas se enfrentando em treze categorias, realizadas em quinze locais da Capital.              

Confira as modalidades e os locais de competição nesta sexta-feira (07):

Atletismo (manhã e tarde) – Local: Ginásio da Universidade Federal da Paraíba, bairro do Castelo Branco;

Vôlei de Praia (manhã e tarde) – Local: Praia de Tambaú;

Ciclismo (manhã)- Local: Rodovia PB 008, Km 001 – Polo Turístico Cabo Branco;

Ginástica Rítmica (tarde) – Local: O Ronaldão, bairro do Cristo Redentor;

Judô (manhã e tarde) – Local: Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima;

Luta olímpica (tarde) – Local: Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima;

Natação (manhã e tarde)- Local: Vila Olímpica Ronaldo Marinho, Bairro dos Estados;

Tênis de mesa (manhã e tarde)- Local: Centro de Ensino da Polícia Militar, bairro de Mangabeira;

Xadrez (manhã e tarde) – Local: Estação Ciência (salão Panorâmico).

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo