João Pessoa dispõe de ambulatório para cuidado do pé diabético

ARQUIVO-IVOMAR-GOMES-ASCOM-SMSDiabetes é uma doença silenciosa e perigosa que pode ocasionar diversas complicações. Tomar alguns cuidados é fundamental e adotar medidas como beber bastante água para ter uma pele hidratada e manter uma alimentação balanceada podem proporcionar uma vida mais saudável.

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) revelam que no Brasil existem, atualmente, mais de 13 milhões de diabéticos, o que indica 6,9% da população. E para alertar a sociedade sobre o perigo dessa doença, classificada como tipo 1 e 2, foi escolhido o 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.

Quando a doença acomete os pés do paciente – o aparecimento de dor, tumor plantar ou febre são algumas características de que o membro está infectado – é chamado de pé diabético. De acordo com o protocolo de atenção à saúde da pessoa com pé diabético, esses sintomas nem sempre são percebidos pelo diabético. As infecções profundas na planta do pé evoluem rapidamente e muitas vezes são diagnosticadas tardiamente, quando o membro já não pode ser recuperado.

Para garantir o atendimento a essas pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de um ambulatório do pé diabético, que é referência no cuidado das lesões nos membros inferiores dos pacientes. O serviço funciona desde 2013 no Centro de Atenção Integral a Saúde (CAIS) de Jaguaribe, que está localizado na Rua Alberto de Brito, s/n. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para ser atendido no ambulatório, o usuário deve ser diabético e estar com algum ferimento nos membros inferiores. Ele deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência para avaliação e encaminhamento. É necessário estar portando documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e o Cartão SUS.

O ambulatório conta com uma equipe interdisciplinar de saúde, composta por cirurgião, dermatologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em média, no serviço são atendidos oito usuários por turno e realizados em torno de 100 atendimentos por mês.

Ana Paula Santos, técnica de enfermagem do serviço, explica que além do tratamento da lesão, o paciente ainda recebe orientações sobre como manter os cuidados em casa. “Também orientamos o usuário sobre a importância do autocuidado e esclarecemos possíveis dúvidas que eles possam ter”, afirma.

Dona Estelita Maria de Moura tem 80 anos e é uma das usuárias do serviço. Ela faz visitas regulares ao ambulatório para manter os pés sempre bem higienizados. “Toda semana venho ao serviço para fazer a higienização do meu pé e sempre me surpreendo com a qualidade no serviço, com profissionais excelentes e capacitados, que realmente estão preocupados com a minha saúde e o meu bem estar”, comenta a aposentada.foto-ivomar-gomes-pereira-4

Além de beber bastante líquido e usar hidratantes corporais, o diabético deve tomar outros cuidados especiais como usar calçados confortáveis que não machuquem os pés, limpar e manter sempre seco os cantos e entre os dedos, manter as unhas limpas para evitar a proliferação de fungos e evitar retirar as cutículas.

Diabetes – O diabetes é uma doença crônica resultante do desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando a insulina produzida não age adequadamente nas células do corpo devido a uma resistência do organismo à ação dela (diabetes tipo 2). Quando um destes problemas com a insulina ocorre, a glicose deixa de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis de glicose no sangue.

A principal característica do diabetes é a hiperglicemia (elevação dos níveis de glicose no sangue), que pode se manifestar por sintomas como poliúria (excesso de urina), polidipsia (sede aumentada), perda de peso, polifagia (fome aumentada) e visão turva. Esses sinais e sintomas são mais evidentes no diabetes tipo 1. O diabetes tipo 2, em geral, é mais “silencioso” e mais comum na faixa etária dos adultos.

Prevenção – O excesso de peso, má alimentação e sedentarismo são fatores que podem provocar o diabetes. Por isso, especialistas recomendam a prática de exercícios físicos, uma boa alimentação e o controle do peso como prevenção a doença.

Dados do Ministério da Saúde apontam que mudanças de estilo de vida diminuíram em 58% a incidência de diabetes em indivíduos com grandes probabilidades de ter a doença. Essas mudanças visavam discreta redução de peso (5-10%), manutenção do peso perdido, aumento da ingestão de fibras, restrição energética moderada, restrição de gorduras, especialmente as saturadas, e aumento de atividade física regular.

Secom/JP

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo