João Lourenço e André Santos são atrações do ‘De Repente no Espaço’

João Lourenço e André SantosO projeto De Repente no Espaço vai contar com João Lourenço (PB) e André Santos (PE), nesta quarta-feira (6), a partir das 19h, no Mezanino 2 da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (ao lado do Teatro Paulo Pontes), em João Pessoa. A entrada é gratuita.
O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e também de outros estados.
João Lourenço – Nasceu em Pilar (PB), nas terras do Engenho Corredor, na mesma propriedade rural onde nasceu o romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente, João Lourenço reside em Caruaru/PE. É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.
André Santos – Com apenas 26 anos de idade, nascido em Afogados da Ingazeira (PE) é um dos jovens cantadores repentistas da cantoria. O poeta começou a carreira em 2014 nas cantorias de pé de parede em Tabira – PE. No ano de 2016, gravou seu primeiro DVD e em 2018 seu CD de canções com 11 faixas 100% autoral. Tem participações nas mesas de glosas de todo Pajeú pernambucano e em grandes congressos de repentistas como, por exemplo, o FENOGER, Festival da nova geração do repente, em Campina Grande – PB e Gravatá – PE.
Desafio de Repente – Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros estados. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que, além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo estado, dentro do projeto. O objetivo da ação é dar visibilidade a essa linguagem artística e literária, valorizando os poetas populares do Nordeste.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular.
Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para todo país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Serviço
De Repente no Espaço
João Lourenço (PB) André Santos (PE)
Apresentação: Iponax Vila Nova
Data: 7 de fevereiro (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes
Entrada: gratuita
Realização: Funesc/Governo do Estado da Paraíba

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo