SAÚDE

João diz que vai recorrer à Justiça caso Bruno sancione proibição do passaporte da vacina em Campina

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), comentou que irá recorrer da decisão da Câmara de Vereadores de Campina Grande, que aprovou um Projeto de Lei que proíbe o passaporte vacinal. Para João, caso essa lei seja sancionada pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), o estado irá entrar na Justiça.

“Essa não é uma ação que traga nenhum benefício para a população. Estamos em um momento que imaginamos 70% da população protegida no Brasil, mas se você imaginar que os 30% que faltam se vacinar, são 60 milhões de pessoas, se houver um repique da doença nesse grupo de não-vacinados, vai ter novamente hospitais cheios. Não é possível imaginar que o simples ato de mostrar um cartão de vacinação possa ser tão grave. Vamos recorrer se for sancionada”, garantiu, em entrevista a uma emissora de TV de João Pessoa.

O projeto, aprovado nesta terça-feira (14), na Câmara de Vereadores, foi proposto pelo Vereador Rubens Nascimento (DEM) e segue para a sanção do prefeito.

No Brasil, ao menos 19 capitais adotam o passaporte, bem como 249 municípios em todo o Brasil possuem algum tipo de restrição, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Além disso, de acordo com a mesma pesquisa, 94% das cidades brasileiras aprovam esse tipo de proposta.

Doze vereadores foram favoráveis à matéria, enquanto apenas quatro se colocaram contrários. A justificativa é que a exigência do passaporte “cercearia” a liberdade das pessoas e vai na mesma linha da declaração do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga – que por sua vez, repetiu o presidente Jair Bolsonaro (PL) – de que seria “melhor perder a vida do que a liberdade”.

A declaração vai de encontro aos princípios do direito, uma vez que o direto individual não pode se sobrepor ao bem coletivo.

Portal Paraíba

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo