CINEMA

Homenageado no 16º Fest Aruanda, Othon Bastos revisita seus personagens

Estampado no cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, Othon Bastos deu vida a Corisco. Desde então, aquela imagem dividida entre sombra e luz no rosto do cangaceiro é uma das que mais simboliza o cinema nacional. O ator está em João Pessoa para uma homenagem do 16º Fest Aruanda, que acontecerá amanhã (15), às 11h, com transmissão ao vivo no canal do festival no Youtube

Na mesa em sua homenagem, Othon Bastos revisitará alguns de seus personagens. A mediação será feita pelo curador e diretor artístico do Fest Aruanda, Amilton Pinheiro, com participação do diretor Júlio Bressane e do ator Zé Carlos Machado.

“Não sou eu o homenageado. É o cinema, é Glauber Rocha, é Júlio Bressane. Quando se faz uma homenagem ela vale para mais além de tudo isso. Eu não recebo a homenagem como um prêmio, eu recebo como se alguém me tivesse doando alguma coisa. O Fest Aruanda vai me doar uma lembrança do meu tempo de atividade e de tantos outros”, disse o ator.

Olhando o cartaz feito pelo designer baiano Rogério Duarte, Othon relembrou da cena dirigida por Glauber Rocha. Contou que naquele momento, sua personagem fazia uma oração. Acrescentou que realmente a estampa remete a algo muito intenso e realista. “É muito forte mesmo. Eu fazia o Corisco e não era o papel principal eu não era o protagonista do filme. Mas ficou marcado”, comentou.

Esses e outros assuntos sobre a trajetória do ator no cinema, no teatro, na televisão serão o assunto de um dos momentos mais esperados do Fest Aruanda.

Patrocínios e parcerias – A 16ª edição do Fest Aruanda tem patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa e copatrocínio da PBGás, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, sob a chancela do CCHLA-UFPB e da Bolandeir@rte&Films, produtora do evento. A assessoria de imprensa local fica por conta da Vivass Assessoria & Comunicação, e a nacional, feita pela agência Procultura. O Festival conta, ainda, com apoio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo