CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Japão publica diretrizes permitindo uso limitado de IA nas escolas: primárias e secundárias

O Ministério da Educação do Japão determinou diretrizes que permitem o uso limitado de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, em escolas primárias, secundárias.

As diretrizes divulgadas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia pedem cautela especial em relação ao uso por alunos do ensino fundamental, afirmando que passar o trabalho escolar assistido por IA como sendo seu será considerado trapaça.

Embora reconheça a importância de os alunos obterem uma compreensão firme da IA ​​e de seus usos, as diretrizes também levaram em consideração as preocupações de que a tecnologia pode impactar negativamente o pensamento crítico e outras habilidades dos alunos.

As diretrizes são provisórias e inicialmente permitirão apenas um uso limitado

O ministério da educação selecionará até o outono várias escolas de ensino fundamental e médio que testarão o uso de IA e planeja revisar as diretrizes com base nos resultados.

Espera-se que a IA melhore os resultados educacionais, mas utilizar a tecnologia traz riscos de vazamento de dados pessoais e violações de direitos autorais e pode sufocar a criatividade e a motivação dos alunos para aprender, disseram as diretrizes.

Eles também afirmam que é necessário educar as crianças sobre questões éticas associadas à IA, já que ela pode ser usada em qualquer lugar.

As diretrizes descrevem exemplos de uso inapropriado de IA, incluindo alunos que passam trabalhos gerados por IA como se fossem seus ou usam a tecnologia durante os exames.

Também é importante que os alunos não coloquem informações pessoais em ferramentas de IA e observem as regras de direitos autorais, dizem as diretrizes.

O ministério sugere que a IA deve ser usada para obter pontos de vista adicionais para discussões em classe. Alunos e professores também devem observar as limitações da tecnologia, avaliando a natureza de qualquer informação errônea gerada.

As diretrizes pedem o uso cuidadoso por alunos do ensino fundamental, considerando os termos de uso do Chat GPT que recomendam que ele seja usado apenas por maiores de 13 anos. Alguns dos partidos governantes do Japão e do governo têm receio de permitir que os jovens acessem a IA.

Mas, apesar das diretrizes não mencioná-lo especificamente, os funcionários do ministério da educação sugeriram que os alunos do ensino fundamental com menos de 13 anos podem usar IA até certo ponto, sob a orientação de professores.

O ChatGPT, desenvolvido pela empresa de tecnologia estadunidense OpenAI, e outros programas generativos de IA são treinados usando grandes quantidades de dados da Internet e podem processar e simular conversas semelhantes a humanos com usuários ou criar imagens com base nas instruções dos usuários.

DiárioPB com MUNDO AVERSO

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Redação DiárioPB

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