Instituto Cândida Vargas promove Semana de Doação de Leite Materno a partir desta segunda-feira

Semana de Doação de Leite MaternoO Instituto Cândida Vargas (ICV) promove, a partir desta segunda-feira (16), a Semana Municipal de Doação de Leite Materno. A programação segue até a próxima sexta, dia 20 de maio, com atividades de incentivo à doação de leite humano na maternidade, além de postos de coleta de frascos em diversas instituições da Capital.

A coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns, Daniele Maciel, explicou que a finalidade da mobilização é incentivar a doação de leite materno e conscientizar às mães o quanto essa doação é importante para o desenvolvimento dos bebês, especialmente aqueles que nascem prematuros.

“O aleitamento materno aumenta a qualidade de vida para os recém-nascidos, por isso é importante lembrar que a mãe que tem leite excedente e que se propõe a doar está salvando a vida de um bebê. Muitas mães não querem doar porque acham que vai faltar, mas pelo contrário, é um estímulo para a produção de mais leite. Ela não estará doando apenas alimento, estará doando amor”, afirmou.

A programação da Semana Municipal de Doação de Leite Materno será aberta nesta segunda (16), às 9h, com o Encontro de preceptores de instituições de ensino superior para planejar ações de educação continuada em aleitamento materno e doação de leite humano. A atividade ocorre no ICV.

Para ser doadora basta que a mulher entre em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3015-1555 ou ir pessoalmente ao Instituto Cândida Vargas, que fica na Avenida Coremas, no bairro de Jaguaribe. O Banco de Leite atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade dispõe de posto de coleta, atendimento de enfermagem para as mães que precisam de auxílio e orientações, além de um serviço de coleta domiciliar.

Frascos – Durante a semana também será incentivada a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.

Os postos de coleta de frascos estarão instalados no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), escolas municipais e nos distritos sanitários da Capital.

 Coleta – O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Após realizar a higiene das mãos, antebraços e seios, faça uma massagem suave e circular nas mamas. Em seguida, coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola (parte escura da mama), firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo, comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado. O leite pode ficar armazenado no congelador por até 15 dias ou por até 12 horas na geladeira.

ICV –  São realizados aproximadamente 700 partos ao mês no Instituto Cândida Vargas (ICV). Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o instituto oferece desde acompanhamento pré-natal até um Banco de Leite, para os casos da mãe que não conseguir amamentar.

 

Confira a programação da Semana de Doação de Leite Materno:

Data: Segunda-feira (16)

Horário: 9h

Atividade: Encontro de preceptores de instituições de ensino superior para planejar ações de educação continuada em aleitamento materno e doação de leite humano.

 

Data: Terça-feira (17)

Horário: 14h

Atividade: Dia da beleza para as mães e acompanhantes

 

Data: Quarta-feira (18)

Horário: 9h

Atividade: Entrega de certificados aos participantes do curso de Controle de Qualidade para Profissionais do Banco de Leite Humano

 

Horário: 14h

Atividade: Atividades de fisioterapia para os profissionais do Banco de Leite e Posto de Coleta

 

Data: Quinta-feira (19)

Horário: 9h

Atividade: Homenagem às mães doadoras de leite materno e apresentações artísticas

 

Data: Sexta-feira (20)

Horário: 9h

Atividade: Palestras de incentivo de doação de leite materno

Com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo