GERAL

Inmet emite novo alerta de acumulado de chuva e perigo potencial para 131 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (16), dois alertas de chuva intensas para 131 cidades paraibanas. No total, são 80 cidades em alerta “laranja”, quando a perigo devido ao acumulado de chuva, e 63 em alerta “amarelo” de perigo potencial de chuvas intensas, sendo 12 cidades estão nas duas listas. Os alertas valem até às 10h de domingo (17).

No caso das cidades em alerta de acumulado de chuva, que já estavam sob alerta de perigo desde o início da manhã desta sexta-feira (15), o Inmet diz que pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia.

Nestas cidades, há riscos de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios. O órgão orienta que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo; observem as alterações nas encostas; desliguem, se possível, os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; e em caso de inundação, proteger pertences envolvendo-os em sacos plásticos.

Já nas cidades que estão em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas, pode chover de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Os ventos podem ser intensos, de 40 a 60 km/h nestas cidades, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet recomenda que os moradores, em caso de rajadas de vento, evitem se abrigar embaixo de árvores. Veículos também não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A população deve evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo