Requião: Indicação de Moraes ao STF é ‘escárnio’
Antes mesmo da confirmação de que o presidente Michel Temer indicaria o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB), para o Supremo Tribunal Federal (STF), alguns senadores manifestaram indignação, como Cristovam Buarque (PPS-DF), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Roberto Requião (PMDB-PR). Enquanto os primeiros disseram que a nomeação, se confirmada, “merece uma reação”, Requião a classificou de “um acinte, um escárnio”.
As informações são de reportagem do Valor.
“Requião, por sua vez, fez apenas uma ressalva: evitou condenar Moraes por ter pertencido a uma banca de advogados que defendeu membros do PCC, a facção criminosa que controla presídios em São Paulo e por todo o Brasil.
‘Mas é um acinte, um escárnio, a indicação de Alexandre de Moraes para ministro (do STF) nesse momento. A verdade é essa’, disse Requião.
Gleisi, por sua vez, disse que a indicação ‘não surpreende, porque é a cara desse governo, que defende interesses de grupos particulares e de seu próprio interesse”. Era uma referência ao fato de que Temer e muitos de seu núcleo mais próximo estão citados em delações ligadas à Lava-Jato.
Para ela, que responde a processo no STF no âmbito da Lava-Jato, Temer está querendo promover uma “partidarização do Supremo”.
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), elogiou, em nota, a indicação do colega de partido Alexandre de Moraes para a vaga de Teori Zavascki no Supremo.”
Brasil 247