Hospital se recusa a colocar DIU em paciente por seguir ‘diretrizes católicas’
Uma unidade do Hospital São Camilo, em São Paulo, se recusou a colocar um dispositivo intrauterino (DIU) em uma paciente por seguir diretrizes “de uma instituição católica”. O caso aconteceu nessa segunda-feira (23) com uma produtora de conteúdo, de 41 anos.
Segundo informações, ela procurou a unidade da Pompeia do hospital, na Zona Oeste da capital, para implantar um DIU, quando foi informada pela médica que eles não fazem o procedimento por se tratar de uma instituição religiosa.
“Fiquei em choque, imagina, nunca tinha passado pela minha cabeça que em 2024 isso poderia acontecer e que as coisas ainda eram tão atrasadas assim”, afirmou a mulher.
Ela informou que foi novamente procurada pelo hospital, que disse que não colocam DIU nem fazem vasectomia. Também teriam dito que o DIU, é “quase um aborto de um ser vivo”, e que o procedimento só é feito em casos graves, mas não como método contraceptivo.
“Para alguns lugares as coisas ainda são muito ultrapassadas e não tem outra solução a não ser a gravidez. Você não pode adotar um método contraceptivo que é totalmente legal, não pode fazer um aborto caso engravide, então você perde o direito sobre o seu corpo, você está sempre sendo regulado e ditado por outras coisas, por coisas maiores, como instituições religiosas, mesmo não sendo religioso”, afirmou.
O dispositivo intrauterino (DIU) é um dos métodos contraceptivos disponíveis de graça no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com eficácia superior a 99%.
Em nota, o hospital informou que “por ser uma instituição confessional católica, tem como diretriz não realizar procedimentos contraceptivos, em homens ou mulheres. Tais procedimentos são realizados apenas em casos que envolvam riscos à manutenção da vida”.
“Os pacientes que procuram pela Rede de Hospitais São Camilo – SP, e que não apresentam riscos à saúde, são orientados a buscar na rede referenciada do seu plano de saúde hospitais que tenham esse procedimento contratualizado”, completou.