GERAL

Hospital de JP capacita profissionais para transplantes de órgãos a partir desta segunda

transplantes de órgãosO Hospital Santa Isabel, em João Pessoa, realiza nesta segunda (15) e quarta-feira (17) um curso de capacitação em processo de doação de órgãos. A unidade hospitalar recebeu do Ministério da Saúde a habilitação para ser captador de órgãos.

A capacitação, que é direcionada para todos os que trabalham no hospital e na SMS, será ministrada por profissionais da Central de Transplantes da Paraíba, no auditório do Centro de Estudos Professor Afonso Pereira, localizado dentro do Hospital Santa Isabel, a partir das 14h.

Aleuda Cardoso, diretora geral do hospital, explica que a capacitação terá grande importância para a equipe e para a população.  “Com o curso vamos qualificar todos os nossos funcionários, desde recepcionistas aos médicos, para que saibam se portar e lidar com a situação, os pacientes e as famílias. Entendemos que compartilhando conhecimento, construiremos uma grande história”, explicou.

O curso será dado em forma de palestras que abordarão temas como o processo de doação e transplante, manutenção do potencial doador, evolução do transplante e abordagem familiar.

Doação de Órgãos 

A retirada de órgãos/tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização da família. Sendo assim, é muito importante que uma pessoa que deseja, após a sua morte, ser uma doadora de órgãos e tecidos comunique à sua família sobre o seu desejo, para que a mesma autorize a doação no momento oportuno.

Atualmente, 95% das cirurgias no país são realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é gerenciado pelo Ministério da Saúde através dos estados e municípios.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo