Henrique Fontana defende mudanças e prevê derrubada de Temer

OHenrique Fontana auditório do Sinttel ficou lotado para a palestra ministrada na noite desta quinta-feira, 10, pelo deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) sobre “O Papel da Esquerda no atual cenário político”. O parlamentar fez uma avaliação crítica dos erros de seu partido, admitiu que muitos equívocos foram cometidos e defendeu o movimento interno que prega mudanças substanciais na conduta petista e na relação com outras siglas e na política de alianças. Para ele, um dos erros capitais do PT foi ter feito um amplo de leque de composições com agremiações que fizeram barganhas diversas, culminando no “Golpe”.
 
Ele ainda declarou que não se pode responsabilizar apenas os adversários, setores da Mídia ou do Judiciário ou do Congresso pela derrubada de Dilma Rousseff (PT) do poder: “Isso tudo é verdade. Mas, sem que o governo tivesse cometido erros, a presidenta não teria sido vítima do impeachment. Os demais fatores potencializaram o que havia de ruim na gestão”.
 
Apesar da autoavaliação, o deputado gaúcho disse que o discurso de criminalização do PT precisa ser desconstruído: “O PT é como o deputado Luiz Couto, um homem de esquerda, um homem honesto, grande figura humana e política por quem tenho grande respeito. Algumas pessoas do PT erraram, mas o partido todo não pode ser julgado e condenado pelos erros de alguns”.
 
Fontana também pregou a necessidade de construção de uma frente de esquerda com critérios claros, discutidos não apenas com as agremiações políticas, mas também com diversos setores da sociedade: “É preciso respeitar a individualidade de cada partido, mas essa união é fundamental para que consigamos enfrentar à altura esse grande ataque à democracia que está em curso no Brasil. Precisamos criar uma unidade de ação contra o inimigo comum que é a direita conservadora disseminadora de ódio”.
 
Temer cai – O deputado previu que o presidente Michel Temer não completará o tempo de seu governo. Em sua ótica, a operação Lava Jato deve implodir o núcleo de poder em torno do peemedebista que será afastado do Palácio do Planalto no início do ano que vem, abrindo caminho para uma eleição indireta que escolherá o novo presidente do País.
 
Compuseram a mesa coordenadora da palestra de Henrique Fontana, além de Luiz Couto, os deputados estaduais Anísio Maia e Frei Anastácio; o vereador eleito de João Pessoa Marcos Henriques; o presidente estadual do PT, Charliton Machado; a presidente municipal do partido, Aparecida Diniz; o presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo; e o presidente estadual do PSOL, Tárcio Teixeira.
Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo