Grupo brasiliense Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro apresenta “Sambada” no Ateliê

Seu EstreloCantos e batuques que da mitologia do Cerrado estão na bagagem do grupo de cultura popular brasiliense Seu Estrelo e Fuá do Terreiro, que nesta quinta-feira (22) se apresenta em João Pessoa com o show “Sambada”. O evento acontece no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, no Varadouro, a partir das 20h. O acesso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada).

O grupo criou a sua própria brincadeira popular tendo como fundamento o Mito Cerratense do Calango Voador. Ao longo de 12 anos, vem difundindo este brinquedo em alguns formatos de apresentação pelo Brasil, dentre os principais A Roda (teatro) e a Sambada (palco).

Na formação da sambada, o grupo destaca seu batuque, trazendo para o palco cantos e baques dos seres da mitologia do cerrado e outros cantos de terreiros do Brasil. Nela, traz a inovação da percussão brasileira com tradicionais instrumentos da cultura popular e a invenção de uma nova pulsada, o Samba Pisado, um ritmo tipicamente brasiliense. Com o peso das alfaias, a precisão da caixa, o gingado do gongué e a beleza dos agbês, entre modernos efeitos de pratos, chimbal e bateria eletrônica, Seu

Estrelo traz no repertório músicas compostas pelo próprio grupo ou buscadas nos terreiros do País afora para representar a força do batuque de Brasília.
Tradição inventada – Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro é hoje conhecido como o grupo de uma tradição inventada, carregando em sua bagagem prêmios, matérias internacionais e até sendo conteúdo obrigatório nos vestibulares pelo impacto cultural e legado já deixado à Brasília. Cultura feita pelo povo para o povo!

Com a proposta de criar um identificador cultural em Brasília, o Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro inventou seu próprio mito e leva em suas apresentações elementos do cerrado para o imaginário popular. Criou também um som próprio, uma batida de tambor peculiar batizada pelo grupo de Samba Pisado. ​
​Formado por importantes tradições, principalmente os Maracatus e o Cavalo-Marinho, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro traz um novo teatro de rua, unindo o terreiro e o picadeiro numa singular e moderna brincadeira – uma manifestação original de grande importância para renovação da cultura popular brasileira.

​O Mito do Calango Voador, alimentado através das músicas, danças e brincadeiras do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, povoa com novos seres o incrível imaginário popular. Assim, leva para este mundo sobrenatural as modernas figuras ligadas ao cerrado, terra do grupo.

​O grupo foi premiado pelo Ministério da Cultura em 2007 como grupo de cultura popular tradicional, reconhecimento conquistado pelo mérito dos trabalhos que desenvolve em todo Distrito Federal.

Da Redação com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo