Governo Temer/PSDB corta 40% das vagas do Fies

logo do fiesAtenção: as inscrições para o financiamento estão abertas até sexta (10), mas aproveitem porque essa oportunidade vai acabar. O “Novo Fies” deve vir com juros de mercado e condições draconianas, e aí sim vai ser impossível para os alunos pobres honrarem com suas dívidas.

Governo Temer anunciou a criação de um “Novo Fies” para o mês de março. Mas não se animem porque para o governo que só sabe retirar direitos e diminuir oportunidades, o “Novo” significa corte. E já começou: o anúncio para o primeiro semestre é de 150 mil vagas para o Fies significando uma redução de 40% se comparadas com as 250 mil vagas oferecidas no mesmo período de 2016.

O programa de financiamento para o ensino superior ainda teve uma redução drástica no valor do desembolso por estudante. Antes o limite era de R$ 46 mil por semestre e passou agora para R$ 30 mil. Essa medida vai atingir os cursos mais caros como Medicina e assim o aluno terá que arcar com a diferença da mensalidade.

Crédito estudantil como o Fies existem em muitos países. Aqui no Brasil é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O Fies é responsável junto com outros programas pela democratização do ensino superior e já beneficiou 1,9 milhão de alunos.

Mas a visão de quem está à frente da pasta da Educação não é bem assim: o atual ministro da Educação, Mendonça Filho” disse que não é obrigação do governo financiar o ensino superior “a qualquer preço”!!!

Atenção: as inscrições para o financiamento estão abertas até sexta (10), mas aproveitem porque essa oportunidade vai acabar. O “Novo Fies” deve vir com juros de mercado e condições draconianas, e aí sim vai ser impossível para os alunos pobres honrarem com suas dívidas.

Fonte: Falando Verdades

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo