“Governo democrático não pode admitir polícia truculenta”, diz Anísio Maia

anisiioO deputado estadual Anísio Maia (PT) protocolou requerimento nesta quinta-feira, 26, pedindo providências às autoridades competentes ante as ameaças sofridas pelo jornalista Albemar Santos, do portal MaisPB, no exercício de sua profissão, na tarde desta quarta-feira, 25, no estacionamento do Núcleo Criminal do Ministério Público da Paraíba.

“Um governo democrático não pode admitir uma polícia truculenta. Os policiais representam o monopólio da força e, exatamente por isso, devem ter o máximo de preparo e equilíbrio. Albemar Santos estava ao telefone e foi surpreendido pela agressão de um agente da lei que entendeu que seu caminho estava sendo interrompido. É inadmissível!”, destacou.

De acordo com dados da Unesco, o Brasil é o sétimo país do mundo em número de assassinatos de jornalistas por exercício de sua profissão. Em 2016, foram mortos cinco profissionais em nosso país,e no mundo, um jornalista é assassinado a cada quatro dia. Nos últimos onze anos foram mortos 930 profissionais da imprensa enquanto realizavam o seu trabalho.

Os dados da Unesco foram divulgados este ano e fazem parte do estudo “World Trends is Freedom of Expression and Media Development“, segundo o qual a impunidade é o vetor que mais encoraja o assassinato de jornalistas e cria um círculo vicioso para a liberdade de expressão, na medida que também os intimida.

“Episódios como este expressam os sintomas da onda autoritária que vem tomando conta do Brasil. Agentes da lei passam a se comportar como se estivessem acima dela, algo típico de ditaduras. Os efeitos de um estado policialesco já podem ser flagrados bem perto de nós. Repudiar este abuso de poder contra um profissional da imprensa é, sobretudo, proteger toda a sociedade. Imaginem pelo o que passam os cidadãos anônimos”, concluiu Anísio Maia

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo