Governo da Paraíba implanta equipamentos de Teste Rápido para diagnóstico da tuberculose

diagnóstico da tuberculoseO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está disponibilizando três máquinas de Teste Rápido (Gene Xpert) para diagnóstico de tuberculose com capacidade de detectar a presença do bacilo, bactéria causadora da doença, com maior rapidez. O equipamento possibilita a leitura e detecção, em apenas duas horas, de uma possível resistência ao medicamento Rifampicina, principal droga utilizada no tratamento da tuberculose, o que permite maior agilidade no diagnóstico e no início do tratamento.

As máquinas foram instaladas no laboratório do Complexo Hospitalar Clementino Fraga; no laboratório da Unidade Básica de Saúde (UBS), em Mandacaru, ambos na capital e no laboratório do Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase, de Campina Grande. O critério de escolha dos laboratórios para a distribuição dos equipamentos, aplicado pelo Ministério da Saúde, foi o volume anual de baciloscopias de escarro realizadas, exame utilizado no diagnóstico da doença.

A chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da Secretaria de Estado da Saúde, Lívia Borralho, explicou que a máquina de Teste Rápido tem três indicações de uso: investigação de tuberculose em possíveis casos novos, em populações vulneráveis (profissionais de saúde, pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas privadas de liberdade, pessoas em situação de rua, indígenas, contatos de TB drogarresistente – TBDR e casos de retratamento.

“Mesmo com a utilização do equipamento novo, vão continuar acontecendo as baciloscopias, a cultura de escarro e teste de sensibilidade, o que garante uma maior segurança nos resultados, no diagnóstico precoce e na assistência ao paciente, durante todo o tratamento”, disse.

Casos de tuberculose na Paraíba – Em 2013, foram diagnosticados 1.162 casos novos de tuberculose, com taxa de incidência de 29,93 a cada 100 mil habitantes. Em 2014, foram 1.074 casos novos, com taxa de incidência de 27,76 a cada 100 mil habitantes (dado parcial).

Capacitação – Com o objetivo de fortalecer a Rede de Diagnósticos da Tuberculose no Estado da Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde promoverá, nos dias 22 e 23 de julho, em Patos, a primeira capacitação para os profissionais da Atenção Básica e da Rede, da 3ª Macrorregião de Saúde. As capacitações também acontecerão na 1ª, 2ª e 4ª macro regiões até o final do ano.

Secom-PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo