GERAL

Geraldo Medeiros, Pré-Candidato a Vereador, explica a função da oposição no governo

Ser Oposição não é ser contra o governo!

Para a maioria das pessoas, ser oposição ao governo é ser contra o governo, só que esse pensamento não é correto.

A oposição é uma das instituições fundamentais para o aperfeiçoamento da democracia, não existe democracia sem oposição.

A oposição deve existir pela falta de alinhamento ideológico com o grupo que governa, levando pessoas e defenderem uma posição diferente da posição do governo, como, por exemplo, políticos que defendem os interesses de trabalhadores e políticos que defendem os interesses de empregadores.

Na política as pessoas deveriam se unir por alinhamento ideológico, mas a realidade no Brasil é que elas se unem é por interesses pessoais. Nossos blocos de parlamentares estão misturados, porque a ideologia predominante em nossa política é a do poder, na qual os interesses pessoais estão acima dos interesses da sociedade.

Para explicar o papel da oposição, é preciso também explicar um pouco do papel da situação na política.

O grupo da situação é constituído pelos parlamentares (deputados, senadores ou vereadores, alinhados com o governo). No caso de Bayeux, os vereadores alinhados com o prefeito, que têm o papel de defender a gestão do prefeito, mostrando os pontos positivos e que embasam as ações governamentais.

Sabemos que a sociedade tem necessidades diversas e que os interesses de uns, muitas vezes, se opõem aos interesses de outros. Para visualizar outros interesses, é preciso ouvir os outros também.

Na hora de discutir uma ação de governo na câmara, a situação vai mostrar o lado de visão do governo, então é preciso que alguém mostre outros pontos de vista, que permita ver como outras categorias serão afetadas por essa ação, e esse é o papel da oposição.

Então, a oposição existe não pra ser contra tudo o que o governo faz, mas para mostrar os pontos negativos da ação governamental, já que os pontos positivos a situação já vai mostrar, e também deve defender quem não está contemplado ou mesmo quem está prejudicado pelo que o governo traz e propor como poderia ser feito para contemplar os demais setores.

Assim, se todos os vereadores defenderem as ações do governo, estarão todos vendo as coisas pela visão do gestor, e os afetados, normalmente as minorias, estarão excluídos, por isso é preciso que haja quem mostre o outro lado da coisa.

Um exemplo do papel da oposição é o caso recente, no qual o Ministério da Economia falou em cortes de programas sociais, como o abono salarial, o seguro-defeso e o Farmácia Popular, para ter os recursos necessários para criar o Renda Brasil, que visa substituir o Bolsa Família, prejudicando todos os beneficiários dos programas cortados, logo em seguida à fala do governo, a oposição iniciou um discurso, pelas mídias sociais e imprensa, mostrando os pontos negativos do corte destes programas. Diante da repercussão nacional, o Presidente veio e informou que não iria enviar a proposta do Ministério da Economia para o projeto do Renda Brasil.

Desta maneira, a oposição, ao expor as consequências dos cortes planejados pelo governo, mostrou um outro lado do resultado da proposta que o governo não estava mostrando.

Agora o assunto voltou a ser discutido no governo, em busca de uma solução que traga mais benefícios que prejuízos sem prejudicar a sociedade, deixando clara a importância da oposição na busca do bem social e no fortalecimento de nossa democracia.

Outro papel que a oposição vai fazer será o de fiscalizar o governo, já que muitos vereadores da situação preferem se omitir deste papel para não se indispor com o gestor, no caso de Bayeux esse gestor é o prefeito, pois se algum vereador da situação fiscalizar o governo, poderá sofrer retaliação, através do corte de benesses que este vereador, por ser da situação, possui, como os empregos públicos de indicados.

Com esse trabalho a oposição vai ajudar o governo a errar menos e administrar melhor, criticando, apontando equívocos e incongruências, destacando as consequências de desacertos e denunciando erros, omissões e perseguições.

Essa visão que oposição é ser contra, é fruto da política de interesses pessoais praticada em nosso país, em que cada um defende os próprios interesses, deixando o interesse social de lado.

Os políticos quando estão na oposição, fazem um discurso, mas quando estão no governo, praticam o oposto desse discurso.

A oposição honesta e atuante faz bem para a cidadania e para o bolso do contribuinte.

[KGVID]https://diariopb.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Video-Geraldo.mp4[/KGVID]

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo