GERAL

Furacão Michael se forma no Golfo do México e ameaça a Flórida

Furacão MichaelA tempestade tropical Michael no Golfo do México se transformou em furacão nesta segunda-feira (8) e ameaça a costa sudeste dos Estados Unidos, informou o serviço meteorológico americano.

Com ventos máximos de 120 km/h, Michael estava às 15h GMT (12h de Brasília) entre a península mexicana de Yucatán e a costa oeste de Cuba, e se deslocava lentamente em direção à costa norte da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

De acordo com a escala Saffir-Simpson, a tempestade passa ser designada furacão de categoria 1 se alcançar 119 km/h ou mais, e um furacão de categoria 2 se atingir 154 km/h ou mais.

O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência em mais de 20 condados das regiões de Panhandle e Big Bend, e deixou mais de 5 mil soldados da Guarda Nacional em alerta, segundo a Reuters.

“Nosso Estado entende o quão sério é o clima tropical e o quão devastador qualquer furacão ou tempestade tropical pode ser”, disse Scott em comunicado.

Na noite de terça-feira (9), a previsão é de que Michael atinja a categoria 3, da escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Ventos de cerca de 180km são esperados. Após passar pela Flórida, o furacão deve avançar para o nordeste dos Estados Unidos na noite de quarta-feira (10), segundo o NHC.

Cuba

A Defesa Civil de Cuba afirmou em um comunicado que o país já enfrenta chuvas associadas ao Michael. As autoridades esperam que ventos fortes atinjam a península de Guanahacabibes. “Em Pinar del Río e no município Ilha da Juventude a força da tempestade tropical será sentida”, explicou.

G1

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo