Funesc homenageia as mulheres na edição de março do Projeto Interatos

interatos 2016A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, de 3 a 6 de março, mais uma edição do projeto Interatos – Mostra e Formação Permanente de Teatro, Dança e Circo. A ação recebe oficinas e espetáculos de grupos da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco que contemplam estas três linguagens artísticas. Em comemoração ao mês da mulher, a programação terá atividades voltadas ao público feminino, incluindo oficinas e apresentações culturais.

O evento começa com uma oficina de teatro na quinta-feira (3), com o grupo Nexto. A oferta é de 10 vagas (apenas para mulheres), podendo participar atrizes ou não atrizes. As interessadas já podem antecipar suas inscrições pelo e-mail teatrofunesc@gmail.com. A atividade é gratuita e será na sala 6 do mezanino, rampa 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego.

Ainda na parte de teatro, a programação segue na sexta-feira (4), com apresentação do espetáculo “Las Mariposas”, do grupo Nexto (Recife – PE), às 20h, no Teatro de Arena. A peça mostra um retrato da violência muitas vezes silenciadas com base em histórias reais de mulheres que sofreram opressão e agressões. Já o outro espetáculo foi construído a partir de depoimentos de oito mulheres egressas do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa. Os ingressos para cada espetáculo do projeto Interatos custam R$ 10 (inteiro) e R$ 5 (estudante).

Dança – A atração de dança do Interatos de março será a bailarina Joselma Soares, da Cia. Gira Dança (Natal – RN). Deficiente visual desde os 23 anos, ela ministrará a oficina “Descrição em tempo real: possíveis procedimentos de criação em dança”, utilizando a sensibilização e a descrição como ferramentas para a improvisação e desenvolvimento de partituras corporais. A atividade, gratuita, será no sábado (5), das 9h às 13h, sendo dirigida a todas as pessoas interessadas, com ou sem deficiência física, com idade a partir de 16 anos. Para participar, não é necessária experiência anterior em dança. O resultado do processo será apresentado no mesmo dia, às 20h, no palco do Teatro Paulo Pontes, juntamente com performance solo da bailarina. Interessados em participar da oficina devem enviar e-mail para dancafunesc@gmail.com.

Circo – Na parte de circo, são duas atrações, começando no sábado (5) à tarde. Das 14h às 17h, na sala 6 do mezanino 2, será realizada a oficina gratuita ‘Experiência de Palhaço para Crianças’, ministrada por Tamara Floriano e Enne Marx, da Cia. Animée (PE). A atividade é destinada a crianças na faixa etária de 7 a 11 anos. No domingo, o grupo apresenta o espetáculo ‘Trueque’, às 17h.

Sobre o projeto – O Interatos é uma iniciativa da Funesc desenvolvida por meio das coordenações das respectivas áreas envolvidas no projeto. Sua primeira edição aconteceu em setembro de 2015. A proposta visa contemplar mensalmente estes três segmentos das artes cênicas com uma atração local e uma nacional ou internacional.

Além de estabelecer uma consistente agenda de programação, dando acesso a artistas e público em geral ao que está sendo produzido em âmbito local, nacional e internacional, o Interatos vem potencializar as ações de formação e troca, criando um ambiente de reflexão que pretende integrar estes setores que são ao mesmo tempo afins e distintos.

A iniciativa surge com o objetivo de dar visibilidade e dinamizar a produção de circo, dança e teatro no Estado, em suas mais diversas expressões, além de contribuir para nortear a formação de qualidade de estudantes, professores, artistas amadores e profissionais nos três segmentos. Outro ponto é a formação de público, a partir da oferta de espetáculos variados e de qualidade para as diversas faixas de idade e interesse da população. A curadoria do Projeto Interatos é realizada pelas coordenações de Dança, Circo e Teatro, levando em consideração o cadastro de artistas realizado pela Fundação.

DPB com Funesc

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo